Empresa geral
Tese: Empresa geral. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CristianeSNeves • 10/3/2014 • Tese • 640 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
Introdução
A discussão versa sobre um problema que a empresa Universal, uma das maiores fabricantes de computadores nos pais, vem enfrentando.
Ressalta-se, que na empresa Universal o resultado do seu produto final decorre da elaboração do produto por duas fábricas: Caratinga e Pituba.
No entanto, há um problema na produção da fábrica de Caratinga, que envia produtos à fábrica de Pituba, já que os produtos produzidos pela fábrica de Caratinga são considerados como de má qualidade. Do mesmo modo, que a fábrica de Caratinga relata que seus produtos estão dentro dos requisitos de qualidade que a empresa exige.
Assim sendo, os gerentes de cada empresa não encontraram uma solução, com o fim de obter uma negociação satisfatória, evitando assim, um posicionamento rígido da cada parte.
Aspectos relacionados à variável pessoas
No aspecto referente à variável de pessoas, as negociações devem ser dotadas de objetivismo, sem deixar prevalecer os fatores pessoais e subjetivos. É necessário que haja foco nos interesses comuns, afastando a rigidez com relação a determinado posicionamento, pois quando houver divergências deve-se tentar entender o lado oposto, revisar e clarificar opiniões.
Nesse caso em analise, as empresas Caratinga e Pituba não atenderam a variável de pessoas, uma vez que houve oposição e desrespeito entre as partes da negociação, já que cada empresa permaneceu com seu posicionamento inflexível.
Aspectos relacionados à variável interesses
Este aspecto não foi visualizado na negociação das fábricas de Caratinga e Pituba, pois não houve interesse de ambos para um resultado satisfatório da negociação, haja vista que, não especificaram os pontos negociais, não reconheceram o interesse de cada um, ate mesmo porque, cada gerente impôs suas condições, não deixando margem para que surgissem alternativas e opções para solução do problema.
Aspectos relacionados à variável opções
Nesse aspecto, ressalta-se que a variável também não foi observada no processo de negociações das empresas de Caratinga e Pituba, já que cada gerente aplicou de forma rígida suas condições, sem especificar pontos negociais e, até mesmo, sem entender o lado oposto.
Sendo assim, para que fosse atendida a variável de interesses, seria necessário que o gerente de uma fábrica conhecesse o interesse da outra fábrica, a fim de que ambos visassem o sucesso da negociação.
Aspectos relacionados à variável critérios
Quanto a este aspecto, é fundamental para a negociação e para o método Harvard, pois o método é baseado em princípios e em critérios.
No caso em analise, nota-se que os critérios e princípios que devem ser seguidos pelo método Harvard, não foram alcançados, já que os gerentes das fábricas não foram claros, imparciais e eficientes, dificultando a possibilidade de um acordo e colocando a empresa em risco desnecessário.
...