Engenharia De Materiais
Artigo: Engenharia De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Robertobis • 8/3/2015 • 743 Palavras (3 Páginas) • 474 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA 3
FOLHA DE RESPOSTAS
Disci
Resolução / Resposta
1. Ciência e Engenharia de Materiais é área da atividade humana associada com a geração e a aplicação de conhecimentos que relacionam composição, estrutura e processamentos de materiais às suas propriedades e usos.
Morris Cohen, MIT ( in Padilha, A. F. Materiais de Engenharia, Hemus, 1997, cap. 1 ).
2. a) Composição – Natureza química dos materiais. Materiais estes, que contém uma hierarquia de níveis estruturais que abrangem desde o nível atômico e eletrônico até o nível macroestrutural. A organização estrutural resulta basicamente da composição (material-base e adições minoritárias) e do processamento, determinando as propriedades dos materiais.
b) Estrutura – É associada ao arranjo dos componentes do material em estudo, e pode ser analisada em diferentes escalas. Escala atômica, nanoestrutura, microestrutura e macro estrutura. Associados à composição química, definem a estrutura dos materiais.
c) Síntese - Métodos de fabricação para obtenção dos materiais base e de produtos, envolvendo os respectivos parâmetros de processamento, (temperatura, tempo, velocidade de aquecimento e resfriamento, taxa de deformação, atmosfera, etc).
d) Processamento – Conjunto de técnicas para a obtenção de materiais com formas e propriedades específicas. Inclui uma vasta gama de processamento químico, bioquímico, térmico e mecânico dos materiais cerâmicos, metálicos e compósitos, procurando identificar a suas correlações com as características micro estruturais, mecânicas e físico-químicas. Os processamentos bioquímicos procuram estudar os processos de biocorrosão, ou corrosão Induzida por Micro organismos.
e) Microestrutura - É definida como o arranjo básico dos núcleos e elétrons do material e dos defeitos existentes em escala atômica. A microestrutura de um material compreende as características físicas do material que podem ser observadas ao microscópio (macroestrutura, em contrapartida, se refere às características observáveis ao olho nu). Um microscópio ótico de boa qualidade pode produzir um aumento por volta de 1 000 X, enquanto que um microscópio eletrônico moderno é capaz de ampliar uma imagem 1 500 000 X ou mais. Consequentemente a microestrutura cobre uma faixa de características entre 1E10-9 [m] (1 [nm], ou 10 Å) até 1000 µm (isto é: 1E10-3[m], ou 1 [mm]).
3. a) Revolucionaria - Uma nova e revolucionaria descoberta é a nanotecnologia, que surpreendentemente vem com novos conceitos onde os materiais construídos nessa escala, nanométrica, apresentam propriedades físicas e químicas bastante diferentes, graças aos efeitos da mecânica quântica. Aplicações práticas de substâncias e produtos como esses, que parecem mágicos, começam a fazer parte de nosso cotidiano, altamente interdisciplinar, a nanotecnologia envolve física, química, biologia, ciência dos materiais e praticamente todas as disciplinas da engenharia.
b) Evolutiva - Descoberta importante da Engenharia, além de contribuir com a indústria da energia também colaborou ativamente com a Biomedicina na criação de vários produtos importantes. Órgãos artificiais, como o Coração Artificial, por exemplo, podem salvar vidas substituindo os órgãos
...