Engenharia De Segurança Do Trabalho
Pesquisas Acadêmicas: Engenharia De Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: olivarpereira • 8/6/2014 • 1.615 Palavras (7 Páginas) • 1.358 Visualizações
I - Considerando o assunto estudado na unidade IV do caderno de estudos, assinale F ( Falso) ou V (verdadeiro) para as proposições a seguir:
(Valor total: 1,0)
1- ( V) Os detectores térmicos são instalados em ambientes onde a rapidez no aumento da temperatura indique inequivocamente um princípio de incêndio.
2- ( V) O sistema de chuveiros automáticos é um sistema fixo que libera uma descarga automática de água sobre um foco de incêndio numa densidade adequada para controlá-lo ou extingui-lo em seu estado inicial.
3- ( F) Os detectores de chama são instalados em ambientes onde a primeira conseqüência imediata de um princípio de incêndio seja a propagação de chama. Sua instalação deve ser executada de forma que seu campo de visão seja suficiente e não impedido por obstáculos para assegurar a detecção de foco de incêndio na área por ele protegida, por ex. líquidos inflamáveis, gases combustíveis, produtos petroquímicos, etc.
4- ( F) São alguns exemplos para diminuir a resistência de terra a fim de permitir o escoamento seguro de uma corrente proveniente de um raio: hastes profundas, sal para aumentar a condutibilidade do solo e tratamento com betonita.
5- ( V) As centrais der GLP devem sempre distar no mínimo a 1,5 das aberturas, como ralos, poços, canaletas e outras que estejam em nível inferior a central em razão o GLP ser mais pesado que o ar atmosférico e tende alojar-se em depressões, aumentando a chance de propiciar a mistura ideal para que ocorra a explosão.
6- ( V) Considerando o elemento termossensível tipo ampola dos chuveiros automáticos, estes possuem temperatura de acionamento diferentes para que o projetista possa escolher o mais adequado em razão da temperatura do ambiente a ser protegido.
7- ( V) A detecção de um incêndio faz-se através dos fenômenos físicos primários e secundários de uma queima. Como exemplos de fenômenos físicos primários temos a presença de fumaça e de fuligem.
8- ( F) As centrais estacionárias subterrâneas devem ter seus recipientes instalados de modo a manter a profundidade mínima de 0,30 m do costado do tanque.
9- ( V) Os condutores de descidas não naturais de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas devem estar a uma distância mínima de 0.5m de quaisquer aberturas, tais como janelas, portas, etc.
10- ( V) Ao dimensionar a locação dos detectores deve-se observar a existência de ar condicionado no ambiente a ser protegido a fim de evitar o retardo no acionamento dos detectores.
11- ( V) Considerando o sistema de alarme e detecção automática, a estratificação da fumaça é um fenômeno que se apresenta quando a temperatura do ar aquecido que sobe iguala-se à temperatura do ar em uma certa altura abaixo do teto.
12- ( V) É proibido a rede de distribuição de uma central de GLP passar em dutos de lixo, ar condicionado e águas pluviais; reservatório de água; poços de elevadores; compartimentos destinados a dormitórios; qualquer tipo de forro falso e paredes construídas de tijolos vazados.
13- ( V) O método Faraday é baseado na teoria de Faraday, segundo a qual o campo no interior de uma gaiola é nulo, mesmo quando passa por seus condutores uma corrente de valor elevado. Para que o campo seja nulo é preciso que a corrente se distribua uniformemente por toda a superfície.
14- ( F) Na rede de distribuição de uma central de GLP esta localizado o regulador de 20 estágio, que é um dispositivo para aumentar a pressão do gás antes de entrar na rede secundária de 1.5 kg/cm2 para um valor abaixo de 3,0 kg/cm2.
15- ( F ) O uso de rede de tubulação fixa, permanentemente seca, mantida sob pressão de ar comprimido ou nitrogênio, em cujos ramais são instalados os chuveiros automáticos denomina-se sistema de dilúvio. Este sistema é comumente utilizado em regiões onde a temperatura baixa propicia o congelamento da água dentro da tubulação.
16- ( V) Considerando o ambiente em que esta localizada a central de alarme e detecção automática, este deve estar no máximo a 25 metros de uma área segura fora do prédio, que não pode ser inundada pela fumaça ou pelo calor do fogo.
17- ( F) O acionador manual do sistema de alarme e detecção automática possui a finalidade do acionamento automático sem a intervenção humana, devendo ser instalado a uma altura entre 1,20m e 1,60m do piso acabado.
18- ( F) Os dispositivos que permitem o dreno da água da tubulação do sistema de chuveiros automáticos são as válvulas de governo e alarme ou chave detectora de fluxo de água.
19- ( V) Coberturas metálicas sobre o volume a proteger com espessura de 0,8mm podem ser consideradas e usadas como captores naturais de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, quando for necessário prevenir contra perfurações.
20- ( F ) As válvulas de governo e alarme de um sistema de chuveiros automáticos são instaladas na nas subidas ou descidas do sistema de distribuição.
21- ( V) Quanto às Centrais de GLP com recipientes transportáveis, podemos afirmar que a central deverá estar localizada no térreo, dentro da projeção vertical da edificação, devendo ser o ambiente ventilado permitindo seu acesso fácil.
22- ( V) Ao dimensionar detectores térmicos em um ambiente, deve-se considerar as variações normais de temperatura do ambiente a fim de não provocar alarmes falsos, como exemplo, em cozinhas industriais.
23- ( V) Considerando o sistema de chuveiro automáticos, pode-se afirmar que para ocupações de risco leve e ordinário, as distâncias entre ramais e entre chuveiros nos ramais não devem exceder a 3,7 m.
24- (
...