Entre O Bem E O Mal
Trabalho Escolar: Entre O Bem E O Mal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe12321 • 3/10/2014 • 471 Palavras (2 Páginas) • 637 Visualizações
Os valores
Diante de pessoas, coisas e situações estamos constatemente fazendo avaliações: “esta caneta é ruim, pois falha muito”, “esta moça é atraente”, “acho que João agiu mal não ajudando você”. Essas afirmações referem-se a:
Juízo de realidade: quando partimos do fato de que a caneta e a moça existem.
Juízo de valor: quando lhes atribuímos uma qualidade que mobiliza nossa atração ou repulsa.
A partir da valoração, as pessoas nos recriminam por não termos seguido as formas da boa educação ao não ter cedido lugar à pessoa mais velha; ou nos elogiam por sabermos escolher as cores mais bonitas para a decoração de um ambiente; ou nos criticam com a verdade. Nós próprios nos alegramos ou nos arrependemos ou até sentimos remorsos dependendo da ação praticada.
Moral e etica
Os conceitos de moral e ética, embora sejam diferentes, são com frequência usados como sínônimos. Aliás, a etimologia dos termos é semelhante: moral vem do latim mos, moris, que significa "maneira de se comportar regulada pelo uso", daí "costume", e de moralis, morale, adjetivo referente ao que é "relativo aos costumes".
Em sentido bem amplo, a moral é o conjunto das regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de homens. Nesse sentido, o homem moral é aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgride as regras do grupo. A ética ou filosofia moral é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. Essa reflexão pode seguir as mais diversas direções, dependendo da concepção de homem que se toma como ponto de partida.
Caracter historico e social da moral
É de tal importância a existência do mundo moral que se torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras. Uma das características fundamentais do homem é ser capaz de produzir interdições (proibições). Segundo o antropólogo francês Lévi-Strauss, a passagem do reino animal ao reino humano, ou seja, a passagem da natureza à cultura, é produzida pela instauração da lei, por meio da proibição do incesto. É assim que se estabelecem as relações de parentesco e de aliança sobre as quais é construído o mundo humano, que é simbólico. O comportamento moral varia de acordo com o tempo e o lugar, conforme as exigências das condições nas quais os homens se organizam ao estabelecerem as formas
...