Entrevista com o empresário Cleunis Fátima Albarello
Projeto de pesquisa: Entrevista com o empresário Cleunis Fátima Albarello. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DaianiMaicon • 14/5/2014 • Projeto de pesquisa • 814 Palavras (4 Páginas) • 506 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
4 REFERENCIAS.........................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento deste trabalho trata-se de entrevista com a empreendedora Cleunice Fátima Albarello, que atua no ramo de confecções, mais precisamente no setor de moda íntima. Cabe ressaltar, que a empresa está localizada na cidade de Vista Alegre, RS, onde a mesma reside.
Este trabalho teve como objetivo associar a teoria estudada ao longo do semestre com a prática desenvolvida dentro de uma empresa, com a finalidade de reconhecermos como surge a iniciativa de abrir o negócio próprio, a maneira como ele esta sendo administrado e como foi desde o seu inicio, como são distribuídas as tarefas por setores de acordo com o numero de funcionários e quais são seus gastos e lucros mensais.
De acordo com as probabilidades estatísticas da empresa, poderemos analisar quais serão as melhores estratégias para uma boa conduta e o crescimento da mesma.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa trabalha no ramo de confecções, produzindo toda linha de roupas íntimas, lingeries femininos, masculinos e biquínis.
Trata-se de uma empresa individual privada com fins lucrativos.
A empresa nasceu a 3 anos, depois de alguns problemas pessoais da proprietária. Outras empresas já haviam sido criadas pela atual proprietária, mas por falta de planejamento essas empresas não conseguiram atingir o 2° ano, somente após o termino de um curso de empreendedorismo surge então a atual empresa, que vem crescendo satisfatoriamente em toda região.
A sócia proprietária possui o ensino médio completo, já trabalhava no ramo a 15 anos, havia tentado outras empresas sem sucesso, na época estava empregada em outra empresa do mesmo ramo, e com problemas na vida pessoal surgiu então a oportunidade de fazer um curso de empreendedorismo através do SEBRAE, após fazer vários estudos do mercado, e das necessidades do publico que queria atingir tomou a decisão de novamente entrar no mercado, agora mais estruturada, com pesquisas na área, estudos de viabilidade, e sabendo quais são os pontos fortes e fracos da empresa atingindo até o momento ótimos resultados.
São 3 empregados diretos sendo 2 costureiras e um vendedor e 34 indiretos que trabalham com vendas
A proprietária trabalha na administração da empresa, no corte e finalização das peças, a outra costureira trabalha na montagem das peças, e o vendedor atende toda região noroeste, parte da região norte e centro do estado.
A empresa não dispõe de sistema informatizado, porem mantém um controle manual de fluxo de caixa e controle de estoques. Mesmo assim é feito o controle diário e o fechamento mensal de caixa.
Atualmente possui 3 funcionários registrados, no inicio a empreendedora começou trabalhando sozinha, porém desde a primeira contratação todos foram sendo registrados conforme a entrada na empresa.
A empresária possui um conhecimento geral sobre as normas da CLT (consolidação das Leis de Trabalho)
Através de exame detalhado dos riscos a que as pessoas estão expostas neste local, de modo a verificar se foram tomadas todas as medidas necessárias e adequadas para evitar qualquer acidente ou doença profissional foram adotadas medidas para evitar alguns acidentes relacionados ao trabalho como por exemplo o uso de luvas metálicas para maquina de corte, mascara respiratória para maquina de corte. Abaixo, uma amostra dos gastos da empresa e duas definições:
TABELA DE GASTOS MENSAIS DA EMPRESA
GASTOS DESPESA/
CUSTOS CUSTOS DIRETOS/ INDIRETOS CUSTOS FIXOS/ VARIAVEIS
ALUGUEL DESPESA CUSTO INDIRETO FIXO
LUZ DESPESA CUSTO INDIRETO VARIÁVEIS
AGUA DESPESA CUSTO INDIRETO VARIÁVEIS
TELEFONE DESPESA CUSTO
...