Erros De Medição
Pesquisas Acadêmicas: Erros De Medição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douglaseducorrea • 14/9/2014 • 751 Palavras (4 Páginas) • 229 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Atualmente na metrologia, a busca insaciável pela medição exata de uma grandeza tem grande importância para a evolução tecnológica, pensando nisso esse trabalho irá abordar como a metrologia atual lida com os fatores responsáveis pela alteração das medições, e como elas são identificas e corrigidas.
2 CONCEITO DE ERRO DE MEDIÇÃO
Em nenhum momento conseguimos medir uma grandeza obtendo seu valor verdadeiro, pois sempre irão existir fatores que irão interferir nos resultados, o que existe é uma medição mais precisa que outra de acordo com que se minimizam esses fatores. Os fatores referem-se ao meio ambiente, instrumento de medição, a própria operação de medição e até mesmo a influência da grandeza do mensurando.
Figura 1 – Influência dos fatores
Fonte: < http://blog.ceime.com.br/categoria/artigos-tecnicos/erros-de-medicao>. Acesso em 7 Set 2014 às 15:20:30
3 FATORES RESPONSÁVEIS POR ERROS DE MEDIÇÃO
A qualidade da medição esta ligada a presença dos fatores responsáveis pelos erros, e a necessidade de obter um valor mais aproximado do real, define o tipo de processo, instrumento, e o ambiente da operação, tendo em vista que quanto maior a qualidade de medição, maior é o custo para realizá-la. Deste modo, a finalidade da medição deve ser estudada com bom senso para analisar o custo e o tempo para operação de acordo.
3.1 ERROS DO PROCESSO DE MEDIÇÃO
• Meio ambiente: variações de umidade e temperatura, vibrações e campos magnéticos.
• Limitações dos instrumentos de medição: falta de linearidade, desgastes e resolução.
• Operação de medição: forma e técnica de aplicação do sistema de medição.
• Influência da grandeza do mensurando.
Figura 2 – Técnica de medição
Fonte: < http://blog.ceime.com.br/erros-de-medicao-iv/>. Acesso em 7 Set 2014 às 15:35:00
Figura 3 – Utilização do instrumento
Fonte: < http://dc378.4shared.com/doc/nFfm1pSu/preview.html/>. Acesso em 7 Set 2014 às 15:50:10
4 CLASSIFICAÇÃO DE ERROS DE MEDIÇÃO
4.1 ERRO SISTEMÁTICO
O erro sistemático é uma parcela de erro presente nas medições realizadas em idênticas condições de operação, apresentando um claro padrão de comportamento tornando-o previsível. Acontece devido ao instrumento de medição não estar em plenas condições de uso, como por exemplo: não estar calibrado ou com defeitos em sua estrutura, ou em relação ao meio ambiente, utilizando um instrumento não apropriado para certa temperatura.
4.2 ERRO ALEATÓRIO
O erro aleatório é imprevisível, corresponde a uma amplitude de valores obtidos em torno de um valor médio que resultaria de infinitos números de medições realizadas sob condições de repetitividade.
4.3 ERRO GROSSEIRO
É o erro proveniente do mau uso ou mau funcionamento do sistema de medição, ou seja, realizar leitura erronia do instrumento de medição ou até pelo fato de o instrumento em questão apresentar algum defeito, tornando esse erro de medição previsível.
Figura 4 – Relação de erros
Fonte: < http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/disciplinas/387_04-_erros_e_incerteza_da_medicao_pdf.pdf >. Acesso em 7 Set 2014 às 16:10:35
Correção ou redução dos erros:
...