Escadas
Monografias: Escadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biancarebelatto • 12/4/2013 • 2.006 Palavras (9 Páginas) • 806 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO
TELHAS E TELHADOS
Disciplina: Desenho Aplicado II
Professora: Anne
Aluna: Bianca Ruff Rebelatto
Abril/2013
TELHADO
Entende-se como TELHADO qualquer cobertura que sirva de proteção. Numa casa, o telhado é a cobertura que fecha, por cima, a casa, evitando a entrada de chuva, sol e vento. Diz-se que a casa tem telhado ou que a casa está coberta por um telhado. O telhado funciona como uma espécie de moldura, tendo o poder de completar ou até definir o estilo de uma casa.
Um bom telhado deve oferecer proteção:
1 - Proteção contra as chuvas;
2 - Proteção contra os ventos;
3 - Proteção contra os raios solares;
4 - Proteção contra gatunos (ladrões);
5 - Proteção térmica (calor);
6 - Proteção acústica (barulho).
TIPOS DE MATERIAIS
O telhado pode ser feito com diversos tipos de materiais. Os índios e comunidades pobres do interior fazem o telhado com ramos ou folhas de árvores como o sapé. Nas casas, é comum a confecção do telhado com telhas de barro apoiadas sobre uma estrutura de madeira. Nas fábricas é comum a confecção do telhado com telhas onduladas de fibrocimento apoiadas sobre uma estrutura metálica.
MADEIRA
Conquistou espaço pela facilidade de compra, aliada à tradição brasileira. Pode ser:
Nativa: vem direto da natureza, por isso exija o certificado de procedência legal. Cumaru,
jatobá, maçaranduba, muiracatiara e itaúba são alguns exemplos com capacidade estrutural e resistência a fungos e cupins.
Reflorestada: oriunda de áreas de plantio renovável, representa uma opção mais ecológica. Escolha entre pínus e eucalipto.
Laminada: pouco difundida no Brasil, emprega lâminas de madeira de reflorestamento coladas umas às outras e submetidas a tratamento contra pragas. Por ser industrializada, passa por um controle de qualidade maior que o da madeira bruta.
AÇO
Comuns na indústria, as coberturas de aço-carbono ou galvanizado vêm ganhando pontos no segmento residencial graças à leveza e à rapidez na execução. O aço galvanizado é o mais usado. “Ele possui uma camada de zinco na superfície que o protege da corrosão”, diz o arquiteto paulista Roberto Inaba, da Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem). O ponto de atenção está na junção das peças, soldadas ou aparafusadas. Esse processo deve ser feito com cuidado, ou compromete-se o tratamento. Em ambientes mais agressivos (sujeitos a maresia, por exemplo), recomenda-se aparafusar o metal, em vez de soldá-lo, e aplicar uma dose extra de zinco em toda a estrutura.
LAJE
Favorita dos projetos contemporâneos, a laje de concreto demanda impermeabilização (com manta ou membrana asfáltica, além de membrana acrílica) a fim de driblar eventuais fissuras. Pede também um sistema de escoamento de água, geralmente uma inclinação de 1% direcionada a um ralo. “A laje aquece e perde o calor rapidamente. Por isso, em locais onde a temperatura oscila muito durante o dia, indico uma obertura extra para proporcionar conforto térmico”, explica o engenheiro paulista Marcelo Sacco, diretor comercial da Tetti, empresa especializada em telhados. Vale então montar uma estrutura leve de madeira ou metal sobre o concreto e cobri-la com telhas, que podem ficar aparentes ou não
PARTES DE UM TELHADO
1. Água - Superfície plana inclinada de um telhado.
2. Beiral - Projeção do telhado para fora do alinhamento da parede.
3. Cumeeira - Aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas, geralmente localizada na parte mais alta do telhado.
4. Espigão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas, que formam um ângulo saliente, isto é, o espigão é um divisor de águas
5. Rincão - Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas, que formam um ângulo reentrante, isto é, o rincão é um captador de águas. Também conhecido como água furtada
6. Rufo - Peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.
7. Fiada - Sequência de telhas na direção de sua largura.
8. Peça complementar - componente cerâmico ou de qualquer outro material que permite a solução de detalhes do telhado, podendo ser usado em cumeeiras, rincões, espigões e arremates em geral.
Fig: Componentes principais da cobertura
Fig: Tesoura
TIPOS DE ESTRUTURAS
Dependendo do que se pretende cobrir, as estruturas podem assumir formas diferentes.
Fig.: Telhado mais simples com apenas 1 água
Fig.: Telhado de 2 águas
TELHAS
Telha é um elemento construção civil usado na cobertura de casas e outras edificações. A telha é tipicamente feita em cerâmica, mas pode ser produzida em uma grande variedade materiais, como pedra, cimento, amianto, metal, vidro, plástico, madeira, dentre
...