Escola de Ciências Exatas e da Computação Estágio Supervisionado
Por: dayvenne • 7/10/2020 • Resenha • 409 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Escola de Ciências Exatas e da Computação
Estágio Supervisionado IV
Aluna: Dayvenne Lorranne Batista Porto
Matricula: 2017.1.0054.0069-9
Resenha: Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem
Simone Scorsim Klosouski
O texto trata-se de fazer uma revisão bibliográfica acerca do ato de planejar, em vários contextos, fazendo a diferenciação de cada variação, com foco principal do planejando docente, e sua importância no processo ensino-aprendizagem, com a ideia de vários filósofos sobre como e porque deve ser realizado.
A introdução falava-se do significado de planejamento, segundo alguns autores, contextualizando o que seria tratado posteriormente, e cita também o pensamento quando se fala de planejamento, vale ressaltar uma resposta para essa pergunta Segundo Gandin, “a primeira coisa que nos vem à mente quando perguntamos sobre a finalidade do planejamento é a eficiência”, que segundo ele é “a execução perfeita de uma tarefa que se realiza” (2005, p. 17). Então ter um planejamento sobre algo, te dá grandes chances de atingir o objetivo traçado.
No desenvolver do texto, foi conceituado alguns tipos de planejamento, como: Planejamento educacional, que se preocupa com a educação de modo geral, para atingir objetivos individuais e coletivos; planejamento escolar, que se trata de um planejamento global escolar, como estrutura, organização e funcionamento pedagógico; planejamento curricular é relacionado ao currículo escolar, que tem sua função importantíssima.
E planejamento de ensino, que tem o foco principal do texto, que norteia todo o trabalho do professor, deve conter as atividades que os alunos vão realizar, e sempre contribuir e ter como objetivo facilitar o processo ensino-aprendizagem.
O texto também aborda as fases do planejamento, como deve ser feito para ter eficiência em seus objetivos e sua devida importância, onde vão chegar se seguir o planejamento. E também a avaliação que não se trata de um resultado final e sim analisada durante todo o processo e na hora de definir os objetivos, traçar os que possam ser atingíveis pelos alunos.
Pela leitura do texto conclui-se que de fato o planejamento é fundamental para o processo ensino-aprendizagem, uma boa elaboração é capaz de ter ótimos resultados, e o professor que faz isso, se preocupa muito com o rumo que o ensino deve tomar, a cada dia mais tem que continuar se capacitando e planejando as atividades a serem desenvolvidas.
...