Esporte De Lutas
Ensaios: Esporte De Lutas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suyanfazolo • 9/3/2015 • 316 Palavras (2 Páginas) • 482 Visualizações
Atividade no portfólio referente à 3ª semana do 1º ciclo de aprendizagem à distância
1- Pelo que pude perceber a luta surgiu desde a antiguidade onde tinha como característica a sobrevivência, luta pelo território, luta pela vida e também utilizado por algumas raças humanas como desafio, brincadeira, como por exemplo, uma luta realizada pelo povo indígena a IKINDENE, na qual o objetivo é derrubar o oponente ou realizar um simples toque de mão na perna do adversário. Quando a luta deixa de se um estado de sobrevivência ela passa por uma transformação onde a ludicidade ganha característica. Daí foi criada as primeiras artes marciais com a criatividade, expressividade e imaginação a luta começou a ganhar uma dimensão não só de agressividade e sobrevivência, mais sim uma forma de defesa pessoal. Durante a guerra percebeu-se que para alcançar a glória e o sucesso eram necessários ter doutrina, tempo, espaço, comando, disciplina e também sabedoria para o desenvolvimento das ações. As lutas esportivas surgiram do aprimoramento dessas artes marciais com práticas metódicas que demande exercício físico e destreza com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição, desporte, desporto.
2- As primeiras necessidades foram de defesa pessoal e/ou territorial e, com o passar dos anos, foram sendo associadas a manifestações sociais, tais como: utilização em rituais, na preparação de exércitos para guerras, como um jogo e um exercício físico.
3- Denomina-se arte marcial de Marte, deus romano de guerra; de arte, pelo destaque à dimensão ética e estética e sua demanda expressiva, inventiva, imaginária, lúdica e criativa
4- O tratado de Sun Tzu tem como princípio: “é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada. Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores”. Nesse sentido, para alcançar a glória e o sucesso não se pode perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina.
...