Esportes Coletivos: Futebol E Futsal
Dissertações: Esportes Coletivos: Futebol E Futsal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: solsouza • 24/3/2014 • 919 Palavras (4 Páginas) • 899 Visualizações
Desde a chegada do futebol inglês e elitista no Brasil, tem havido
grandes mudanças no Brasil como: enfatização, a segregação dos negros e
dos pobres, suas lutas e resistências, democratização e ascensão e afirmação
dos negros no futebol.
No fator politico, continuam divididas as classes socais, ações humanas
são de acordo com as condições e posição de cada pessoa.
Vivemos numa sociedade lúdica, onde a população desviam seus
problemas como o desemprego, má distribuição de renda e injustiças sociais
para o lazer, colocando em pratica “politica pão e circo”.
O setor de entretenimento e lazer tem sido apontado como uma das indústrias que vai apresentar maior crescimento nos próxima os anos. Além de propiciar alternativas de diversão para a população local e de ser responsável grande absorvedor de mão-de-obra. Neste contexto, o segmento de esportes vai-se transformando em importante atividade para esta indústria. Além desse aspecto, o esporte proporciona grande impacto no desenvolvimento social e da saúde da população.
A partir da avaliação da importância do esporte e da realidade brasileira atual, pode-se entender esta atividade como importante agente capaz de contribuir para a superação de problemas sociais e econômicos apresentados pelo Brasil. educação tradicional e possibilita maior interação das pessoas com o meio ambiente.
No âmbito social, o esporte tem função pedagógica no processo de formação do indivíduo, ressaltando a disciplina, desrespeito a hierarquia e as regras do jogo, a solidariedade, o espírito e equipe e outros fatores do desenvolvimento humano. Pode ser utilizado como instrumento de resgate social ( a Itália, por exemplo, organizou um programa para drogados a fim de recuperar través do esporte) e também vem sendo considerado um antídoto á violência ( em NY, as ligas da meia noite contribuíram para diminuição da criminalidade).
No âmbito econômico, o esporte envolve muitos recursos financeiros; movimenta uma grande indústria diversificada e especializada na produção de equipamentos esportivos, uniformes, equipamentos protetores e calcados, entre outros.
Constitui meio de vida para milhares de pessoas em todo o mundo, pois é uma atividade de grande geração de empregos que envolve desde médicos, professores, técnicos, dirigentes, fisiologistas, nutricionistas, dirigentes até pessoal de apoio que trabalha em rouparia, lavanderia e comércio de artigos esportivos, entre outros. Além disso, estimula o setor de construção, aumenta o fluxo turístico e propicia o surgimento de novos produtos e serviços.
A atividade por si mesma pode apresentar retorno econômico, deixando de ser considerada despesa e passando a ser considerado investimento. No mundo, diversas empresas do mercado financeiro estão comprando a propriedade de times profissionais.
O interesse das TVs pela transmissão de eventos esportivos e o surgimento da televisão com programação paga em particular têm dado uma ainda maior dimensão ao esporte, contribuindo para o aparecimento e crescimento de novas modalidades esportivas e o surgimento de novos formatos para esportes já tradicionais.
A promoção de grandes eventos esportivos tem sido estratégia de diversos países para a atração de
...