Estatistica Empresarial
Casos: Estatistica Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ericasimon • 31/10/2013 • 1.784 Palavras (8 Páginas) • 502 Visualizações
INTRODUÇÃO
A estatística na organização é uma poderosa ferramenta que proporciona a visualização de dados que podem levá-la ao sucesso ou ao fracasso, utilizada na tomada de decisão a estatística atua lado a lado com os empresários e cotidiano empresarial. Além de permitir fácil visualização de informações, é possível apresentar gráficos e tabelas na demonstração de resultados. Possibilita analisar qual é a tendência do mercado para onde a organização deve seguir com a sua estratégia, até analisar dados da satisfação dos funcionários com relação à empresa, faturamento, vendas, metas, atendimento ao cliente, etc. Os dados estatísticos são importantes para o início, o desenvolvimento e manutenção das entidades.
No geral, não há empresa que sobreviva sem organização e sem procedimentos "padrões" que permitem caminhar sem problemas ou minimizá-los, a estatística empresarial, é vista como uma "obrigação", pois ainda que insista não aplicá-la os empresários podem tomar decisões a partir de dados e utilizá-los para dar próximo passo, assim como o planejamento estratégico a estatística é primordial no que tange ao sucesso empresarial, caminhando junto com os objetivos das entidades.
1. A estatística por meio de análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?
Sim, a distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento. Por exemplo, uma empresa pode ter uma distribuição de probabilidade para a mudança nas vendas dadas uma campanha de marketing específica. Um uso prático para distribuições de probabilidade e análise de cenários no negócio é de prever níveis futuros de vendas. É essencialmente impossível prever o valor exato de um nível de vendas futuras, no entanto, as empresas ainda precisam ser capazes de planejar eventos futuros. Usando uma análise de cenário com base em uma distribuição de probabilidades pode ajudar uma empresa a armação seus possíveis valores futuros em termos de um nível de vendas e um provável cenário de pior caso e melhor caso. Ao fazer isso, a empresa pode basear seus planos de negócios no cenário provável, mas ainda estar ciente das possibilidades alternativas.
Além de prever níveis futuros de vendas, distribuição de probabilidade pode ser uma ferramenta útil para avaliar o risco.
2. O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística?
Sim, pois a estatística está fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação e métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes desta forma o profissional teria condições de solucionar problemas atuando como um detetive em busca de evidências maiores sobre um determinado fenômeno. Por tanto é preciso construir uma sólida base de conhecimento em matemática, incorporar habilidades no uso dos computadores, desenvolver uma boa comunicação oral e escrita, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho e aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, por este motivo nem todos podem utilizar a estatística a não ser que tenha bastante conhecimento na área.
3. De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial ?
A estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção de falhas ou defeitos, identificando suas causas em tempo real, o que, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade ou resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos etc. Desta forma a estatística é muito útil para a tomada de decisões dentro de uma organização, pois tendo todas as informações armazenadas os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas.
4. Porque As organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?
Existe atualmente uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação, pois existe projetos que mencionam que “Inovar é preciso”, o que não deixa de ser verdade, pois o novo sempre chama a tenção. No contexto de grandes transformações com que se deparam as organizações, muitas ideias têm sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação e/ou criação de produtos. São essas inovações que têm feito com que muitas empresas permaneçam no mercado. Buscando descobrir ideias para melhorias nos processos, as empresas apostam nas novas tendências de mercado. Entretanto, para um melhor resultado frente às inovações, elas precisam além de investir em tecnologia de processos, desenvolver ações que valorizem os funcionários como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação. A receita da competitividade permanente está nas estratégias de motivação e comprometimento dos funcionários nos processos de mudanças das empresas.
5. Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações?
Sim, temos pelos menos 5 tipos de aspectos culturais que influenciam muito no comportamento humano tanto dentro de uma organização ou até mesmo na sociedade. Segue alguns exemplos: 1. Antropológicos ou culturais: Fator relacionado a questão de cultura de um povo ou grupo social. 2. Socioeconômicos: Pessoas que moram em locais mais pobres ou ricos tem, em geral, características mais semelhantes entre si. 3. Biológicos ou Fisiológicos: Está relacionado ao físico. 4. Ambientais: Tem a ver com o local onde as pessoas moram, trabalham, vivem. Estudos comprovam que cidades onde há maior incidência de sol as pessoas tendem a agir de modo mais alegre, receptivo e espontâneo. Locais mais
...