Esterelização A Vapor Aquecido Sob Pressão
Dissertações: Esterelização A Vapor Aquecido Sob Pressão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Saah22 • 18/9/2014 • 1.771 Palavras (8 Páginas) • 278 Visualizações
Índice:
• Esterilização pelo vapor saturado sob pressão.
• Introdução a esterilização
• A importância da enfermagem na central de materiais.
• Equipamentos utilizados.
• Autoclave gravitacional/ Autoclave gravitacional/ Autoclave pré-vácuo.
• Mecanismo de ação e ciclo de esterilização.
• Falhas no processo de autoclavação
• Cuidados básicos para a eficiência da autoclavação.
• Comprovação de Esterilização.
• Cuidados para a eficiência do processo.
• Bibliografias.
A importância da enfermagem na central de materiais.
A central de materiais e esterilização é uma unidade vital e fundamental do contexto hospitalar, tendo como função prover materiais livres de contaminação para serem utilizados nos mais variados procedimentos hospitalares. Quem não trabalha no setor muitas vezes não conhece a complexidade de suas atividades. A central de materiais e esterilização é responsável pela recepção, expurgo, limpeza, descontaminação, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais utilizados nas diversas unidades de um estabelecimento de saúde, o que a caracteriza como um setor fechado e “crítico”, no qual são manipulados materiais contaminados e infectados. Porém é um setor hospitalar que tem sido relegado a segundo plano e o trabalho dos profissionais dessa área parece desprestigiado.
Para atender a demanda, esse setor funciona 24 horas por dia e necessita de trabalhadores preparados adequadamente para cada área e para as funções que assumem. Além disso, o trabalho em equipe é ponto de destaque nesse serviço.
O ritmo acelerado de trabalho, as exigências físicas e mentais, o fluxo de informações, a organização do trabalho, a carga ambiental, o espaço físico pequeno, a área mal ventilada, o calor das autoclaves e a presença de riscos químicos, biológicos, ergonômicos, físicos e de acidentes são constantes numa central de materiais e esterilização. Todos esses fatores tendem a desestimular os trabalhadores e, consequentemente, podem levar a uma produção
Precária.
Diante do exposto - e por saber que a dinâmica desse setor muitas vezes não considera os
problemas do trabalhador de enfermagem, com suas limitações e necessidades individuais, gerando assim sentimento de impotência profissional, ansiedade e medo, comprometendo a qualidade do serviço e interferindo diretamente na qualidade de vida ,realizou-se este estudo com a finalidade de fornecer subsídios para detectar a influência que o trabalho possa ter na qualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem lotados na central de materiais e esterilização, e para o desenvolvimento de programas de promoção e manutenção da qualidade de vida desse trabalhador. O interesse pela qualidade de vida em profissionais de enfermagem surgiu a partir da observação do pequeno número de pesquisas que abordam a temática, aliada ao baixo conhecimento que o trabalhador de enfermagem tem da inter-relação de trabalho e qualidade de vida.
Introdução a esterilização.
Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes: vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos.
Esterilização pelo vapor saturado sob pressão.
O processo de esterilização pelo vapor saturado sob pressão é o método mais utilizado e o que maior segurança oferece ao meio hospitalar.O vapor pode ser obtido em vários estados físicos, sendo as mais comuns:
Vapor saturado
É a camada mais próxima da superfície líquida, encontra-se no limiar do estado líquido e gasoso, podendo apresentar-se seca ou úmida.
Este é o processo de eleição nas unidades hospitalares, indicado para os artigos termo resistentes. Destrói os microorganismos por coagulação das proteínas.
Dá-se o nome de vapor saturado porque sua temperatura equivale ao ponto de ebulição da água, e produz-se pela combinação da energia que aquece a água com níveis de pressão maiores que a pressão atmosférica, que aceleram o aquecimento levando ao alcance de temperaturas próprias para esterilização (121°C a 135°C), em tempo mais rápido. Portanto as variáveis para avaliação do método são: tempo, temperatura e pressão.
Os aparelhos são programados com uma razão tempo/temperatura, isto é, aumentando a temperatura, o tempo necessário para esterilização diminui ou vice-versa.
A programação deverá seguir os critérios estabelecidos na validação do equipamento e das cargas a serem processadas pelas Instituições.
Vapor saturado é um gás e está sujeito às leis da física, sendo assim, não se altera a temperatura do vapor sem alterar a pressão e vice-versa.
Vapor úmido:
São normalmente formado quando o vapor carrega a água que fica nas tubulações.
O processo de esterilização por calor úmido, na forma de vapor saturado sob pressão, é considerado por vários autores, o mais seguro, rápido, eficiente e econômico disponível para instrumentos termo resistentes. Desta forma a esterilização por estufas somente é indicada quando a esterilização em autoclaves é impossibilitada pela natureza do artigo, isto é, quando sofrem dano em presença de umidade ou quando são impermeáveis, como pós e óleos.
Vapor super aquecido:
Vapor saturado submetido à temperaturas mais elevadas.
Para a esterilização o tipo de vapor utilizado é o vapor saturado seco, uma vez que o vapor úmido tem um excesso de água que torna úmidos os materiais dentro da esterilizadora; já o vapor super aquecido é deficiente de umidade necessária para a esterilização. O vapor saturado seco é capaz de circular por convecção permitindo sua penetração em materiais porosos.
A produção do vapor utilizado na esterilização requer alguns cuidados como a água utilizada para a produção do vapor, esta deve
...