Estrategia Mercadologica
Dissertações: Estrategia Mercadologica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adrianafz • 9/5/2014 • 317 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Estratégia Mercadológica
Seg, 27 de Maio de 2013 09:29
A estratégia mercadológica de uma empresa deve estar alicerçada na percepção do comportamento apresentado pelo mercado local. Estatísticas ao longo de mais de uma década sinalizam para características singulares como as flutuações, regulares e repetitivas, que definem os períodos de alta e de baixa no desempenho das vendas.
Desses períodos intermitentes, ou sazonalidades, depende a projeção para os lançamentos imobiliários. O mercado, de maneira geral, se enquadra linearmente nessa dinâmica, o que faz com que os players se retraiam nos períodos de baixa sazonalidade. As empresas devem fazer diferente. A partir de um sistemático controle estatístico desse comportamento, a estratégia desenvolvida deve alternar ações institucionais na baixa sazonalidade com promocionais nos períodos de alta.
A equação é simples e eficiente com impactos positivos na otimização da verba de marketing e nos resultados das vendas. Ao investir na comunicação dos lançamentos durante a sazonalidade favorável, há uma aceleração lógica da demanda, que amplia a competividade do produto, tornando a relação custo x benefício mais equilibrada.
Nos períodos “recessivos” do mercado imobiliário, os investimentos em publicidade promocional têm se revelado menos eficazes, desbalanceando a relação entre o que é aplicado e o resultado final. A estratégia de preencher esse vácuo com a comunicação institucional ganha relevância, portanto, em razão de algumas características peculiares, por exemplo: o investimento exigido é bem menor e não compromete o equilíbrio que deve existir com relação aos resultados das vendas.
Outra característica é o fato de que a percepção da marca amplia sua identificação com o mercado, tornando-se importante diferencial nas decisões de compra. Quando a demanda é “recessiva”, as preferências tendem a se definir em função das “garantias” institucionais da marca como credibilidade, comprometimento e responsabilidade social; o recall aumenta na medida em que os “valores” da instituição geram maior empatia nos consumidores, transformando-se em elementos diferenciadores nas decisões de compra.
Fonte: João Bosco Carbogim, Atendimento Publicitário da Porto Freire Engenharia.
...