TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrias E Celulite

Casos: Estrias E Celulite. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

As celulites e as estrias vêm logo após a gordura localizada na lista das principais preocupações estéticas femininas. As primeiras causam ondulações que deixam um aspecto de pele com furos, e as segundas apresentam-se sob a forma de riscos brancos ou avermelhados parecidos com cicatrizes.

As estrias são atrofias da pele, devido ao rompimento e adelgamento da pele e surgem quando as fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, rompem-se e acabam formando cicatrizes. Por isso, na fase de crescimento, gravidez ou quando o indivíduo engorda e emagrece diversas vezes (o chamado efeito sanfona), a pele sofre estiramento rápido e não consegue adaptar-se à nova forma, o que provoca a ruptura de algumas fibras. Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Para evitar as estrias recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes apropriados.

Já as celulites aparecem por conta de uma alteração no tecido gorduroso da pele, As células adiposas alargam, devido ao acúmulo de gordura, as paredes capilares tornam-se excessivamente permeáveis causando o acúmulo localizado de fluidos, a drenagem linfática insuficiente impede a eliminação do excesso de fluidos, as células adiposas agrupam-se e ficam ligadas por fibras de colágeno, e impedem a corrente sanguínea, os fios de tecido conjuntivo endurecem, contraindo-se. O resultado é o aspecto irregular da pele que se deve a mudanças na corrente sanguínea, drenagem linfática, gordura e tecido conjuntivo O corpo entende que está ocorrendo um processo inflamatório e responde produzindo colágeno para tentar conter a suposta inflamação. O problema é que o excesso de colágeno, somado à falta de circulação e ao sangue viscoso, acaba criando nódulos, que fazem surgir às ondulações. Alterações hormonais e estresse também deflagram o aparecimento do problema.

A utilização de princípios ativos juntamente com os cosméticos, é um dos inúmeros tipos de tratamento que são eficazes para ambos Ex: ácidos, cremes, géis, loções e hidratantes.

Objetivo: Descrever sobre as características da celulite e estrias, indicando o mecanismo de ação dos ativos cosméticos para estes fins

Tratamento com cosméticos:

1) Para celulite

Como geralmente ela está relacionada a problemas de circulação, os tratamentos visam melhorar o funcionamento dos sistemas linfático e circulatório.

Ativos cosméticos contra a celulite

Cafeína: possui metil-xantina com alto poder de permeação cutânea, age em profundidade nas células adiposas promovendo a lipólise – quebra e queima das moléculas de gordura (triglicerídeos), promovendo redução de medidas. Também atua na derme, estimulando os fibroblastos para a síntese de colágeno, elastina e outros componentes da matriz extracelular, ocasionando aumento da firmeza da pele.

Cavalinha (Equisetum arvense): É rica em silício orgânico, promove ação anti-radical livre e ação firmadora por fornecer Silício, elemento estrutural da formação da rede de colágeno na derme.

Centella asiática: Planta rica em ativos mediadores do processo inflamatório, age reorganizando a matriz dérmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com