Estrutura D Mercado
Artigo: Estrutura D Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heliotissianni • 20/1/2015 • 833 Palavras (4 Páginas) • 515 Visualizações
EXERCÍCIO – ESTRUTURA DE MERCADO
1)Acerca das estruturas de mercado, marque VERDADEIRO ou FALSO:
( F ) Na concorrência monopolística é restrita a entrada e saída de firmas no mercado.
( F ) Em um mercado oligopolístico o produto sempre apresenta diferenciação.
( V ) O cartel é uma organização formal ou informal de produtores dentro de um setor que determina a política de preços para todas as empresas que a ele pertencem.
( V ) O monopsônio é considerado o monopólio na compra de insumos.
2) A respeito do mercado de concorrência perfeita, indique a opção CORRETA:
X a) Os consumidores, produtores e proprietários de recursos têm perfeito conhecimento do mercado.
b) O produto dessa estrutura de mercado não pode ser considerado homogêneo.
c) Esse mercado caracteriza-se por um número relativamente pequeno de empresas.
d) Os recursos produtivos não dispõem de mobilidade perfeita
3) No mercado de monopólio, pode-se afirmar que:
a) Existe a possibilidade de um bem substituto perfeito nesse mercado.
b) Observa-se a presença de um único comprador.
X c) Não existem concorrentes ou rivais diretos.
d) O monopolista não tem completo controle sobre a quantidade do produto colocado à venda.
4) Quais são as características da Concorrência monopolista e do Oligopólio. Visto que o consumidor se favorece com as vantagens de preço e extra-preço qual destas duas estruturas de mercado é mais favorável para o consumidor? Explique.
OLIGOPÓLIO
1) Número de concorrentes: Geralmente, em oligopólios, o número de concorrentes é pequeno. Neste caso, existe um pequeno grupo de empresas líderes e co-lideres que dividem entre si uma grande fatia de mercado.
2) Diferenciação: os oligopólios podem ser diferenciados ou não diferenciados. Isto depende do grau de concorrência e das características do produto fabricado.
3) Rivalização: normalmente, em estruturas de mercado oligopólicas as firmas são fortes rivais entre si, desencadeando ações estratégicas, visando melhorar a competitividade no mercado. No entanto, há também casos em que a rivalidade é menor, inclusive com práticas de conluio entre as empresas.
4) Barreiras: as características das barreiras à entrada apresentam-se em diversas formas neste tipo de estrutura. No entanto, normalmente estas barreiras são elevadas, podendo ser uma dificuldade contornável de acordo com a capacidade do empresário.
5) Preço, extra preço e poder: devido ao pequeno número de concorrentes, o poder dos oligopolistas é elevado, principalmente no que diz respeito a preços.
6) Visibilidade: o grau de visibilidade das ações dos empresários em situação de oligopólio situa-se entre a opacidade dos monopólios e a perfeita transparência da concorrência perfeita.
CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA
-Competibilidade: apresenta um elevado número de concorrentes com capacidade de competição muito próximas.
-Diferenciação: neste tipo de estrutura, a diferenciação ocorre com uma maior grau de intensidade, pois os concorrentes buscam meios de distinguir seus produtos dos demais, visando aumentar a sua particcipação no mercado.
-Substitutibilidade: embora exista uma busca pela diferenciação dos produtos, ainda
...