Estrutura De Mercado Do Setor Supermercadista
Dissertações: Estrutura De Mercado Do Setor Supermercadista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daianaagronoma • 11/11/2014 • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 296 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – macro e microeconomia 6
2.1.1 Título Nível 3 – métodos quantitativos aplicados a gestao empresarial 7
2.1.1.1 Título nível 4 – etica politica e sociedade 8
4 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
Introdução
O presente trabalho vem apresentar as técnicas utilizadas para obtenção e interpretação de dados estatísticos dentro de uma pesquisa cientifica, apresentando de forma teórica os conceitos e estruturas de mercado utilizadas pelas grandes e pequenas empresas ligadas ao setor supermercadista brasileiro e principalmente citando como exemplo as redes de supermercados estrangeiras do estado do rio grande do sul.
Onde de acordo com as pesquisas realizadas notou- se um crescimento significativo do setor supermercadista do estado levando – se em consideração a fusão de grandes marcas internacionais do setor com marcas regionais do ramo supermercadista.
A identificação, obtenção e interpretação dos dados apresentados no trabalho “estrutura do setor supermercadista do rio grande do sul, e identificação do seu grau de concentração”, so foi possível com o uso de técnicas estatísticas que foram utilizadas para resolução desta problemática.
Desenvolvimento
O setor supermercadista do rio grande do sul sofreu muitas transformações dos anos de 1994 a 2005
Essas transformações ocorreram por conta da entrada de 4 grandes empresas do setor no mercado sendo elas a francesa Carrefour, a portuguesa Sonae, a norte americana wal mart e a holandesa Royal ahold a entrada desses grupos estrangeiros trouxe grandes modificações no setor supermercadista brasileiro pois as mesmas efetuaram grandes investimentos na abertura de novas lojas bem como contratação de funcionários aquisições e fusões .
Essas fusões se deram por conta de empresas que não mais conseguiam se manter no mercado e então foram compradas pelos grandes grupos citados acima. Segundo dados da abras o período de 1996 a 2000 o numero de empresas brasileiras absorvidas pelo capital estrangeiro quase que triplicou. Em todo esse processo as empresas Carrefour e Sonae ficaram responsáveis por 37,9% dessas aquisições, que tiveram inicio nos estados da região sul do pais e posteriormente se estenderam por todo o pais.
Para que essas fusões pudessem acontecer com êxito houve a necessidade de recorrer a pesquisas com base em dados estatísticos e em conceitos como o de macro e microeconomia que serão definidos a seguir.
1- Microeconomia e Macroeconomia
Microeconomia e o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, o comportamento dos compradores (agentes de demanda = consumidores) e vendedores (produtores) de tais bens.
⇒Estuda certo produto, o preço deste, seu custo, enfim o indivíduo, empresa, mercado individual.
⇒Estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e quantidades em mercados específicos.
Macroeconomia e o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento como um todo, procurando identificar e medir as variáveis (agregados) que determinam o volume da produção total (crescimento econômico), o nível de emprego e o nível geral de preços (Inflação) do sistema econômico, bem como a inserção do mesmo na economia mundial. Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: renda nacional, nível de emprego e dos preços, o consumo, poupança, câmbio, estoque de moedas, investimento totais,etc. Ela tenta explicar por que o total de bens e serviços produzidos cresce a uma taxa média de 4% ao ano em uma década e uma taxa média de 2% em outra.
2- métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial
Por que estudar métodos quantitativos o objetivo desse novo ramo do conhecimento e resolver problemas de decisão nas áreas da economia, administração, finanças e organização em geral.
O método quantitativo permite tomadas de decisões racionais evitando-se as decisões empíricas. Através do método quantitativo e possível quantificar dados fatos e opiniões nas formas de coleta de informações e aplicando-se técnicas e recursos de estatística, tais como;
2.1 Medidas descritivas;
a- Medidas de tendência central;
As medidas de tendência central são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores, representando - o adequadamente, possibilitando determinar se um valor esta entre o maior ou o menor valor da serie, ou se esta localizada no centro do conjunto de dados por exemplo. São medidas de tendência central;
• Mediana e o elemento que ocupa a posição central de uma serie de dados.
• Media aritmética, e o valor obtido somando –se todos os elementos do conjunto e dividindo – se a soma pelo numero total de elementos.
• Moda , e o valor que ocorre com maior frequência em uma serie de dados, podendo ser bimodal quando a serie possuir dois valores com a mesma frequência, multimodal se houver mais de dois valores com a mesma frequência ou se não houver nenhuma frequência não há moda.
• Ponto médio e o valor que esta no meio do caminho entre o maior e o menor valor de uma serie de dados.
2.2 Medidas de dispersão;
As medidas de dispersão servem para indicar a ocorrência de muita discrepância entre o valor mínimo e o valor Maximo de um conjunto de dados, essas medidas indicam se os dados estão concentrados ou dispersos e o quanto são adequados para representar um conjunto. São medidas de dispersão;
• Variância, e uma medida que expressa um desvio
...