Estrutura Supermecadista Do Rio Grande Do Sul
Ensaios: Estrutura Supermecadista Do Rio Grande Do Sul. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelo.araujo • 7/11/2014 • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 438 Visualizações
ESTRUTURA DO MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
O trabalho apresentando de graduação Bacharelado em Administração da universidade Norte do Paraná- UNOPAR, como requisito para obtenção de nota em trabalho individual da disciplina de Microeconomia e Macroeconomia: Métodos Quantitativos, Ética Política e Sociedade. Seminário.
Professor (a):
BARREIRAS-BAHIA
OUTUBRO \ 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .......................................................................... 1
2
3 DESENVOLVIMENTO ..................................................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................... 2
4
4 REFERENCIAS............................................................................
5
1. INTRODUÇÃO
A crescente competição mercadista traz a discussão de como ser melhor e não ser ultrapassado, sendo assim se cria a ideia estratégica dos avanços tecnológicos. O estado se faz para o crescimento da estrutura do setor, sendo que é nesse setor que a visão de emprego cresce. As fusões e os tabelamentos de preços ao consumidor desenvolve o econômico. Os setores de mercado cria-se e integra focos no consumidor e na terceirização da mão de obra, ou seja competição estratégia, tecnologia, fusões e terceirização se subscreve o mercado estrutural supermercadista.
2. DESENVOLVIMETO
Na atualidade um dos mais citados assuntos é a superação do homem com os avanços tecnológicos a o barramento por falta de atualização humana e assim perca de espaço no mercado, mas se sobressaindo o homem tem uma mente privilegiada estratégica e assim soluciona e evolui. Nessa perspectiva vejamos o que cita Freire (1921, p.16) diz que,
Os homens são capazes de agir conscientemente sobre a realidade objetivada. É precisamente isto, a "práxis humana" a unidade indissolúvel entre a minha ação e reflexão sobre o mundo.
Observa-se, entretanto, que para atingir esse objetivo, é necessário que o setor recicle sua mão de obra e dediquem os seus esforços, inseridas no contexto tecnológico, gerando um maior envolvimento, essa postura favorecerá o processo e o desenvolvimento na estrutura do setor em suas ações e escolha.
O próprio Estado criou políticas e mecanismos de incentivos que acabaram contribuindo para os processos de desenvolvimento mercantil, incentivando assim o crescimento maior na área. Esse fato era evidenciado na prática, posto que a fusão de mercados vieram a pôr engrenagens no desenvolvimento competitivo. No entanto se observou que fostes necessários justos e legais perante as leis brasileiras, onde os setores cresceram e descentralizaram.
Devemos olhar como as estratégias funcionam bem, nela o setor se torna capaz e planejado, Visão Estratégica, Pensamento.
Estratégia é um conceito que precisa ser aprendido e utilizado.
O arcabouço teórico é de Organização Industrial (OI), especificamente do modelo de Estrutura–Conduta-Desempenho (ECD), que busca explicar através das características da estrutura de mercado seu desempenho econômico. Quanto mais concentrado o mercado, maior a possibilidade de exercício de poder de mercado (Carlton; Perloff,2000). Para estimar a concentração, calculou-se a Razão de Concentração (CRk) com base no faturamento bruto anual das k maiores empresas do setor. Foram utilizados os dados disponibilizados pela revista SuperHiper, em especial o Ranking Abras , da Associação Brasileira de Supermercados .O mercado relevante geográfico considerado foi nacional.
A concorrência perfeita consiste em uma estrutura de mercado caracterizada pela existência de muitas empresas atuando num mesmo mercado e produzindo produtos homogêneos. As decisões são tomadas de forma descentralizada e os produtores são apenas tomadores de preço.
Na concorrência perfeita, a mobilidade de fatores é livre, assim como a circulação de informações, e nenhuma empresa possui poder de mercado. Nessas condições, a empresa apenas escolhe produzir a quantidade correspondente ao seu lucro máximo, que é aquele em que o preço e o custo marginal
...