TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo

Seminário: Estruturalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Seminário  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

Estruturalismo

Edward Bradford Titchener alterou drasticamente o sistema de psicologia estabelecido por Wundt ao leva-lo da Alemanha para os Estados Unidos. Titchener apresentou uma abordagem própria. Permaneceu em evidencia por vinte anos até ser separado por outros movimentos mais novos.

Tinha como tarefa fundamental a análise da consciência em seus elementos na direção de determinar sua estrutura. O estruturalismo pretendia determinar os elementos constitutivos da consciência seu enfoque estava nos elementos propriamente ditos, na descoberta da natureza das experiências conscientes elementares, a determinação da estrutura da consciência mediante a análise das suas partes componentes.Segundo Titchener o objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente como dependente do individuo que a vivência.Os métodos de pesquisa era baseados na observação,experimentação e medição. O estruturalismo empregava a introspecção, ou auto-observação para descrever os elementos no seu estado consciente em vez de relatar o estimulo observado, utilizando nomes conhecidos.

As quatro características do estruturalismo são: qualidade, intensidade, duração e nitidez. Na década de 1920 Titchener mudou o termo de estruturalismo que era chamado de psicologia estrutural para psicologia existencial. Com o estruturalismo a psicologia separou seus limites iniciais.

Funcionalismo

Funcionalismo foi um movimento na qual não pretendia ser uma teoria sistemática, mas, sim uma atitude ou moda de enfocar os fenômenos psicológicos. Este movimento se opôs ao estruturalismo.

Segundo Gondra o funcionalismo definia a psicologia como “ciência dos processos e operações mentais”, interessando-se não mais pelos conteúdos, sensações, percepções, emoções, vontade e pensamento, mais pelos atos de sentir, perceber, emocionar-se,querer e pensar.

A teoria de Gondra assumiu a dimensão pragmática da psicologia, ocupando-se em estabelecer as contribuições prática da mente no processo da adaptação ao meio ambiente.

William James desenvolveu o preceito básico do funcionalismo americano como: “o objetivo da psicologia não é a descoberta dos elementos da experiência, mas o estudo das pessoas vivas em sua adaptação ao ambiente”. James elaborou a concepção de fluxo de consciência, defendendo a impossibilidade de dividi-la em fases ou em elementos temporariamente distintos.

Os funcionalistas estudaram a mente não do ponto de vista de sua composição. Mas sim como um conglomerado ou acúmulo de funções e processos que levam a consequências práticas no mundo real.Este movimento abrange todas as funções mente-corpo e não faz qualquer distinção entre a mente e o corpo.Ele os considerava pertencentes á mesma classe e admite a facilidade de transferência entre ela.

A ampla base da psicologia funcionalista também incorporava os estudos sobre bebês, crianças e adultos com dificuldades mentais. Os funcionalistas complementava o método introspectivo com dados obtidos por meio de outros métodos, como a pesquisa fisiológica, os testes mentais, os questionários e as descrições objetivas do comportamento. Essas abordagens, rejeitadas pelo estruturalismo, transformaram-se em partes respeitáveis da informação para a psicologia.

Estruturalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com