Estruturas De Mercado
Trabalho Universitário: Estruturas De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bvilalba • 27/3/2014 • 1.621 Palavras (7 Páginas) • 377 Visualizações
Estrutura De Mercado
O mercado constitui um híbrido entre a oferta e a procura. Não se trata de um ou de outros considerados isoladamente, contudo de ambos simultaneamente. Agora este mercado, está envolvido por um contexto próprio, de acordo com as condições em que se depara a venda de determinada mercadoria ou serviço. Isto quer dizer uma estrutura pertinente ao caso. As estruturas de mercado descrevem basicamente, de várias formas dependendo fundamentalmente de três características: Número de empresas que compõem esse mercado, tipos de produtos (homogêneos ou diferenciados), e se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. Tendo isso em vista, podemos classificar as estruturas de mercado para o setor de bens e serviços da seguinte forma:
Concorrência Perfeita: É uma situação de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preço. A característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários, mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário. Assim, no longo prazo, quando a receita total iguala o custo total, o lucro extraordinário é zero, embora existam lucros normais, pois nos custos totais estão incluídos os custos implícitos (que não envolvem desembolso), o que inclui os lucros normais.A concorrência perfeita é um mercado transparente, pois se existir lucros extraordinários, atrairá novas firmas para o mercado, acarretando o aumento da oferta de mercado, os preços de mercado tenderão a cair, e consequentemente os lucros extras, até chegar a uma situação onde só existirão lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas nesse mercado Além disso, os produtos de todas as empresas no mercado são homogêneos.Nesse tipo de mercado prevalece as seguintes premissas:
Mercado atomizado: composto por grandes empresas, como se fossem átomos.
Produtos homogêneos: não existe diferença entre produtos ofertados pela concorrência.
Não existem barreiras: para o ingresso de empresas no mercado.
Transparência no mercado: todas as informações, como lucros, preços, entre outros são conhecidos por todos participantes do mercado.
Monopólio: É uma situação de mercado em que uma única firma vende um produto que não tenha substitutos próximos. Nesse caso os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor, ou senão terão que deixar de consumir o produto. Quando a indústria se monopoliza, o preço de venda será maior que o preço de mercado em concorrência perfeita, e o nível de produção inferior.
Monopólio puro ou natural: Quando o mercado, por vontade própria exige elevado volume de capital. As empresas já instaladas, operam em grandes plantas industriais, assim com elevadas economias de escala e custos baixos, aumentando o capital da empresa, assim possibilita a cobrança de preços baixos em seus produtos, assim dificulta a entrada da concorrência.
Monopólio patente: É quando uma empresa tem uma tecnologia apropriada para produzir determinado bem, mas isso em determinado tempo passa não ser de exclusividade da empresa, e a patente passa para o domínio publico.
Controle de matérias-primas básicas: baseia na proteção de mercado por parte das firmas controladoras. Com o poder sobre a matéria-prima como também outros recursos-chave para a produção, e consequentemente à entrada no mercado, as empresas estabelecidas fazem um bloqueio às potencias concorrentes.
Monopólio institucional: baseia-se nos setores considerados estratégicos ou de segurança nacional, como ocorre em todo lugar do mundo.
Lucros extraordinários: São os lucros que não decorrem das atividades normais da empresa, e devem persistir no longo prazo em mercados monopolizados.
Oligopólios: É um tipo de estrutura de mercado que se caracteriza por apresentar um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado e um grande número de compradores nesse mercado.Uma característica do mercado oligopolizado é a interdependência entre as poucas empresas ofertantes. Essas empresas operam com incerteza quanto a reação das rivais e, portanto, tentam antecipar as suas ações, entrar em um acordo sobre os preços a serem praticados, ou formar um objetivo de fixar preços e repartir o mercado.
Oligopólio Cartel: Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção são fixadas para as empresas membro. Costumam adotar uma política de preços comum, agindo como monopolistas. Elas fazem uma concorrência extra-preço em termos de propaganda, publicidade, promoções, etc.
Maximizar lucros = Mark – up: forma de fixar preços por não prever adequadamente a demanda de seu produto, mas conhecer muito bem seus custos.
O oligopólio pode ser dividido em dois tipos conforme descritos abaixo:
Oligopólio Puro: Neste tipo de oligopólio os produtos são homogêneos como, por exemplo: indústria de cimento, alumínio, aço, etc.
Oligopólio Diferenciado: Neste tipo de oligopólio os produtos são diferenciados como, por exemplo: indústria automobilística, de cigarros, informática, etc.
Concorrência Monopolista (imperfeita): É uma situação de mercado na qual existem muitas firmas vendendo produtos diferenciados que sejam substitutos entre si.
A concorrência monopolista que também é chamada de concorrência imperfeita é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes,entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características:
Número relativamente grande de empresas: Com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares.
Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla: Uma vez que existem produtos substitutos no mercado, muitos compradores e muitos vendedores, consumidores têm as suas preferências definidas
...