Estruturas De Mercado
Casos: Estruturas De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edirama • 26/10/2014 • 609 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A proposta de estudo refere-se ao setor supermercadista portoalegrense, a qual será encaminhado dentro do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho (E-C-D) empregado na literatura de economia industrial, que pode determinar o poder de mercado das empresas que nele operam. Considerando esse paradigma, serão analisadas as características relevantes da estrutura, tais como: concentração de mercado, diferenciação de produtos e as condições vigentes de mercado que possibilitam ou não a entrada de novos concorrentes, ou seja, a existência de barreiras à novos entrantes no setor supermercadista de Porto Alegre. Desta forma, o trabalho buscará, além de identificar o grau de concentração no mercado, apontará as principais modificações estruturais ocorridas neste setor, determinando as implicações desta estrutura de mercado sobre o nível de bem-estar dos consumidores destas redes de varejo, principalmente pelos níveis de preços praticados.
2 DESENVOLVIMENTO
O setor de comércio varejista tem obtido crescimento motivado pela combinação de diversos fatores entre os quais: a forte recuperação da economia brasileira nos últimos anos, o aumento da oferta de crédito ao consumo, diminuição das taxas de juros, a expansão da massa de salários reais e o aumento do emprego formal.
O poder de consumo da população é sensível à oscilação dos índices econômicos. Acredita-se que o mercado permanecerá aquecido, com aumentos dos níveis salariais, redução dos níveis de inflação e manutenção do crescimento populacional. Isso possibilitará o crescimento do consumo em termos gerais, bem como o aumento dos gastos com vestuário e outros bens duráveis e não duráveis.
Recentemente, as famílias de Classe C e D têm aumentado seu poder de compra devido a diversos fatores, entre eles, a uma menor taxa de inflação, à redução da taxa de desemprego, ao aumento do crédito pessoal e a uma política governamental de inserção social. Conseqüentemente, o setor varejista tem focado cada vez mais em conquistar as famílias de menor renda.
Podemos observar fortes redes estrangeiras visando o Brasil como aliado para expansão de seus negócios. Recentemente o grupo chileno Falabella anunciou a compra da brasileira Dicico. A transação foi fechada pela filial Sodimac, que vende artigos para casa. A investida marca é a primeira aposta do grupo Falabella no país.
Com presença na Colômbia, Peru, Argentina e Chile, o conglomerado tem negócios na área de bancos, seguros, viagens, shopping centers, supermercados e materiais de construção. São quase 90.000 funcionários espalhados pelos quatro países.
Segundo o IBGE, o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo inicia o ano com variação de 5,5% no volume de vendas sobre janeiro do ano anterior, proporcionando o maior impacto na formação da taxa de desempenho do comércio varejista (45%).
Isso
...