TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas de mercado

Trabalho acadêmico: Estruturas de mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 9

Capítulo 1

Estruturas de Mercado

INTRODUÇÃO

A economia capitalista, em quanto à produção econômica relacionada ao mercado, sobre tipos de produtos que serão produzidos e que preços serão vendidos, pois esses produtos são deliberados normalmente pelo livre jogo nas estruturas de mercado, isto é, pelo livre funcionamento da oferta e da procura, a oferta ± pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços ± e a procura ±pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. Assim o mercado se caracteriza como, local onde produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e venda das mercadorias, reguladas pela lei da oferta e da procura.No mercado de bens e serviços, caracterizam-se pela seguinte estrutura:concorrência perfeita, concorrência monopolística (ou imperfeita), monopólio,oligopólio e monopólio bilateral. As Estruturas de Mercado, as quais serão tratadas de forma mais complexa neste trabalho, são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da procura, baseando-se em características observadas nos mercados existentes.

ESTRUTURA DE MERCADO

O mercado constitui um híbrido entre a oferta e a procura. Não se trata de um ou de outros considerados isoladamente, contudo de ambos simultaneamente. Agora este mercado, este espaço de encontro está envolvido por um contexto próprio, de acordo com as condições em que se depara a venda de determinada mercadoria ou serviço. Isto quer dizer uma estrutura pertinente ao caso.³A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço.

Tendo isso em vista, podemos classificar as estruturas de mercado para o setor de bens e serviços da seguinte forma:

Concorrência Perfeita

É uma situação de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preço. Além disso, os produtos de todas as empresas no mercado são homogêneos;

A concorrência pura ou concorrência perfeita é um tipo de mercado que há grande numero de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, consequentemente, o preço de equilíbrio.

• Mercado atomizado, composto de grande numero de empresas, como se fossem “autônomos”;

• Produtos Homogêneos: não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;

• Não Existem Barreiras, para o ingresso de empresas no mercado;

• Transparência do mercado: todas a informações sobre lucros, preços e etc. são conhecidos por todos os participantes do mercado.

Concorrência Monopolista (imperfeita)

É uma situação de mercado na qual existem muitas firmas vendendo produtos diferenciados que sejam substitutos entre si.

A concorrência monopolista que também é chamada de concorrência imperfeita é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes,entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.

Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio, pelas seguintes características: Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial,

porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares; margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado; muitos compradores e muitos vendedores; consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seus produtos, daqueles produzidos pelos seus concorrentes diretos,ou seja, os bens e serviços são heterogéneos; existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de distribuição (quanto mais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil é à entrada de novos concorrentes.

Essas características acabam dando um pequeno poder monopolista sobre o preço de seu produto, embora o mercado seja competitivo (daí o nome concorrência monopolista).

A concorrência monopolista (imperfeita) caracteriza-se pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Por exemplo, diferentes marcas de sabonete, refrigerante, sabão em pó, etc. Trata-se,assim, de uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita.

A diferenciação de produtos pode dar-se por características físicas(composição química, potência etc.), pela embalagem, ou pelo esquema de promoção de vendas (propaganda, atendimento, brindes, etc.).

Dominam desde a extração da matéria-prima como o transporte de seu produto já industrializado, ou seja, um truste. Um exemplo de conglomerado é a empresa Mitsubishi, que fabrica desde carros até canetas.

1. Monopólio

O mercado Monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente apostas às da concorrências. Nele existe um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro.

Nessa estrutura de mercado, a curva da demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado como um todo. Ao ser exclusiva no mercado, a empresa monopolista determina o preço de equilíbrio, de acordo com sua capacidade de produção: se ela aumentar a oferta, o preço de mercado diminuirá; se reduzir a oferta, o preço aumentará.

Para que existam monopólios , de vê haver barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmas no mercado. E devem advir das seguintes condições:

• Monopólio puro ou natural: Ocorre quando o mercado, por características próprias, exige elevado volume de capital.

• Patentes: enquanto a patente não passa para domínio publico, a empresa é a única que detém a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem;

• Controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com