Estudos Disciplinares 3
Exames: Estudos Disciplinares 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fjv65 • 8/3/2015 • 325 Palavras (2 Páginas) • 509 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA
FRANCISCO JOSÉ VALENTE
RA: 1407753
ESTUDOS DISCIPLINARES III
ATIVIDADE EM GRUPO
SÃO CAETANO DO SUL
2014
Por causa da atual crise na União Europeia, empresas desse bloco
econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011.
Esse valor representa, praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior (2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país? Justifique sua resposta.
Em 2011 o Brasil estava em franco crescimento, tal quais outros dois países emergentes, como por exemplo, China e Índia. Os países desenvolvidos, não tiveram um crescimento econômico satisfatório em 2010, fazendo com que os investidores apostassem suas fichas nos países de economias emergentes. A desvalorização do dólar, também fez com que esse cenário mudasse, já que, a moeda perdeu poder frente a outras moedas pelo mundo afora. Por ter uma economia sólida em 2010, o risco Brasil era baixo e com a valorização do Real frente ao mercado mundial, o controle da inflação, fez com que se tornasse um dos países mais procurados por investidores em 2011. A influência desse Tsunami, podemos creditar isso as constantes viagens presidenciais ao exterior tentando estreitar o relacionamento com os outros países, mantendo se em uma posição neutra, frente às outras nações, visando melhorar as relações comerciais, aumentando assim as exportações brasileiras, que foram iniciadas através de estratégias com vendas para a Ásia, o Mercosul, a África e o Oriente Médio. Com a crise no mercado Europeu os investidores procuraram novos mercados, dentre eles o Brasil, que apresentava taxas de crescimento bem atrativa, o que tornou a Brasil na época a menina dos olhos dos investidores mundiais.
...