Estudos Disciplinares
Exames: Estudos Disciplinares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1130679 • 14/11/2014 • 402 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
Questão
A vertente Marxista, originada no movimento de reconceituação do serviço social, remete à profissão o enfrentamento da pobreza na perspectiva de integração do homem na sociedade.
Comente.
Segunda a leitura feita em uma pesquisa na Wikipédia e um Texto comentado pela autora Maria Carmelita Yazbek analisa-se que o Marxismo aborda temas: família, gênero, etnia e identidade cultural, além do papel da mídia, das artes plásticas, do teatro, do cinema e das instituições culturais da sociedade, ainda aplica uma teoria critica da sociedade desenvolvida.
Escreveu no Manifesto Comunista em 1848, o seguinte:
O trabalho industrial moderno, a sujeição do operário pelo capital, despoja o proletariado de todo caráter nacional.
Os operários não tem pátria. Não se lhes pode tirar aquilo que não possuem.
A ação comum do proletariado, pelo menos nos países civilizados é uma das primeiras condições para sua emancipação.
Na Primeira Guerra Modal os trabalhadores dos sindicatos se alistaram em massa no exército das suas nações e lutaram pelas suas respectivas pátrias.
Seus princípios gerais lutar pela luta de classe entre sexos.
Com luta, mudaram suas tradições e valores, mudaram o modo de agir de pensar da sociedade com isso ele pensava que a sociedade estaria pronta para aceitar o marxismo.
No movimento da reconceituação ouvem-se várias mudanças voltadas a uma modernização conservadora e à melhoria do sistema pela mediação do desenvolvimento social e enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração da sociedade. Os recursos para alcançar estes objetivos são buscados na modernização tecnológica e em processo relacionado e relacionamentos interpessoais, estas opções configuram um projeto renovador tecnocrático fundado na busca da eficiência e eficácia que norteia a produção do conhecimento e a intervenção profissional.
Esta tendência no Serviço Social brasileiro vai priorizar as concepções de pessoa, diálogo e transformação social é analisado por Netto ( 1994:201 e ss) como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão.
Portanto a vertente marxista remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes e que no Brasil configura-se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem recurso ao pensamento de Marx. Ao movimento de Reconceituação e se conservarão presentes até os anos recentes, apesar de seus movimentos, redefinições e da emergência de novos referenciais nesta transição de milênio.
Referências:
-http://pt.wikipédia.org/w/index.php?tile=Marxismo_cultural&oldid
- Yazbek, Maria Carmelita (Org) Projeto de revisão curricular da Faculdade de serviço Social da PUC/SP. In Serviço Social e Sociedade nº 14. São Paulo, Cortez, 1984
...