Estudos Disciplinares
Casos: Estudos Disciplinares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1216686 • 16/11/2014 • 1.555 Palavras (7 Páginas) • 459 Visualizações
De acordo com a LDB nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em seu artigo 14, entre os princípios da gestão democrática constam os critérios de participação do Conselho Escolar. Participam do Conselho com direito a voto e voz todos os membros eleitos por seus pares; os representantes dos estudantes a partir da 4ª série ou com mais de 10 anos terão sempre o mesmo direito, salvo nos assuntos que, por força legal, sejam restritos aos que estiverem no gozo de sua capacidade civil; poderão participar das reuniões do Conselho, com direito a voz e não voto, os profissionais de outras secretarias que atendem as escolas, representantes de entidades conveniadas, grêmio estudantil, membros da comunidade, movimentos populares organizados e entidades sindicais. Isso significa que:
Resposta Selecionada: b.
em consonância com as concepções democráticas de gestão, o CE redefine os membros do Conselho por meio de eleições periódicas.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “b”.
Comentário: os membros são eleitos por votação periodicamente e podem participar representantes de alunos, profissionais da escola, pais e comunidade em condições e direitos equivalentes.
• Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Em nosso cotidiano, o termo burocratização aparece como o excesso de papéis, documentos e trâmites necessários e obrigatórios à execução de um processo. Segundo Jair Militão da Silva, essa burocratização não se refere apenas à situação mencionada acima, mas também àquela que:
I. anula os sujeitos como se as instituições e os projetos pudessem mover-se por si próprios.
II. valoriza a relação dos indivíduos com a instituição e estimula a participação e a motivação das pessoas envolvidas.
III. motiva a contribuição de todos os atores envolvidos no processo: equipe gestora, corpo docente, alunos e comunidade na execução de políticas fixadas pelo sistema.
Estão corretas as afirmações:
Resposta Selecionada: c.
apenas a I.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “c”.
Comentário: de acordo com o autor, o excesso de burocracia vai além da quantidade de documentos e afeta diretamente os sujeitos nos projetos, inibindo-os como se a instituição fosse capaz de desenvolver o trabalho sem a ação humana. Portanto, apenas a afirmação I está correta.
• Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Nos últimos anos, vários autores têm discutido que a escola deve ser um espaço no qual se concretizam objetivos e metas do sistema educativo, pois é no cotidiano escolar que as pessoas convivem e interagem a partir de relações ensino-aprendizagem que ocorrem por meio das práticas e projetos desenvolvidos. Assim, cada escola possui um contexto específico, com realidades únicas, devendo construir sua própria cultura e identidade. Para tanto, é necessário que:
I. cada comunidade escolar desenvolva os seus procedimentos a partir da participação de pais, alunos, professores e equipe gestora.
II. haja uma padronização ou homogeneização das práticas e dos projetos que levem à socialização das várias culturas, beneficiando a globalização.
III. as atividades culturais sejam práticas que ressaltem a importante função da escola de estimular o desejo humano, aperfeiçoar-se e viver plenamente sua cultura.
IV. sejam enfatizados sentimentos que se perderam ao longo da sociedade contemporânea, que tem priorizado o ter em detrimento do ser, o individualismo e não o coletivismo.
Estão corretas as afirmações:
Resposta Selecionada: a.
I, III e IV.
Feedback da resposta: Resposta correta: alternativa “a”.
Comentário: de acordo com Libâneo, é preciso: valorizar e incentivar as manifestações culturais na escola como forma de inclusão para que os sistemas escolares não sejam responsáveis pela discriminação e exclusão dos alunos das camadas menos favorecidas economicamente; e resgatar a consciência de que a escola pode ser um meio indispensável de elevação do nível cultural de seus alunos.
• Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
O Conselho Escolar – CE – é um colegiado que possui natureza deliberativa e consultiva, composto por representantes de pais, professores, alunos e funcionários. Tem por objetivo atuar articuladamente com o núcleo de direção no processo de gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola. O Conselho Escolar é uma instância fundamental para a garantia da gestão democrática escolar, cujos princípios norteadores são:
I. descentralização – as decisões são tomadas e executadas de maneira coletiva e não hierarquizada.
II. participação – há a participação ativa do diretor da unidade escolar que elabora e executa os projetos, enquanto pais, alunos, professores e a comunidade observam suas ações.
III. transparência – as decisões tomadas e as ações têm de ser de conhecimento de todos.
IV. coerência – um projeto só poderá ser realizado caso tenha os mesmos objetivos do projeto anterior para que o trabalho educacional tenha continuidade.
Estão corretas as afirmações:
...