Estudos Disciplinares - Química
Dissertações: Estudos Disciplinares - Química. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GiovanaL • 21/5/2014 • 1.332 Palavras (6 Páginas) • 4.819 Visualizações
EXERCÍCIOS REFERENTES AOS ESTUDOS DISCIPLINARES - Química
Exercício 1:
Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retomam aos seus níveis de origem, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando o modelo atômico proposto por:
A - Dalton com seu modelo atômico de "esfera rígida e indivisível".
B - Thomson com seu modelo atômico de "pudim".
C - Rutherford com seu modelo atômico planetario.
D - Niels Bohr com seu modelo de camadas
E - Erwin Schrodinger com seu modelo orbital.
Resposta - D.
Exercício 2:
O famoso professor Linus Pauling, único vencedor de dois prêmios Nobel (1954 e 1962), mudou a concepção do homem sobre a natureza com o artigo The Nature of the Chemical Bond (“A Natureza da Ligação Química”) publicado em 1931 na revista Journal of American Chemical Society, 53, pág, 1367-1400. Mais tarde, em 1939, Pauling publicou um livro de mesmo nome, que popularizou a ligação química e mostrou de forma clara e sucinta, como os átomos se ligam. Nesse livro, ele mostrou através de um diagrama, como os elétrons estão distribuídos ao redor dos núcleos atômicos. Esse diagrama ficou conhecido como o Diagrama de Linus Pauling e pode ser observado na figura abaixo. Seguindo o diagrama, sempre seguindo as setas, pode-se ter a distribuição correta dos elétrons ao redor dos núcleos, sempre em ordem de energia, que é de extrema importância para o entendimento da ligação química. Considerando o átomo de ferro, que possui 26 elétrons, considere as seguintes informações:
I. O átomo de ferro possui a distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d6 4s2 onde os elétrons mais externos são os elétrons da quarta camada.
II. O átomo de ferro possui a distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s23d6 onde os elétrons mais externos são os elétrons da distribuição 3d6.
III. O átomo de ferro possui a distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s23d6 onde os elétrons mais externos são os elétrons da distribuição 4s2, ou seja, da quarta camada.
IV. O átomo de ferro possui a distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s23d6 onde os elétrons mais energéticos são os elétrons 3d6, pois estes são os últimos desse átomo na distribuição de Linus Pauling.
Dessa forma, dê a alternativa correta:
A - I e III estão corretas
B - II, III e IV estão corretas
C - I, II, III e IV estão corretas
D - I e IV estão estão corretas
E - III e IV estão corretas
Resposta - E.
Exercício 3:
Um elemento de configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 possui forte tendência para:
A - perder 5 elétrons
B - perder 1 elétron
C - ganhar 1 elétron
D - ganhar 2 elétrons
E - perder 2 elétrons.
Resposta - C.
Exercício 4:
O diagrama de Linus Pauling é utilizado para o entendimento da distribuição eletrônica ao redor dos átomos. Essa distribuição eletrônica é utilizada até hoje para entender o comportamento químico dos átomos, como por exemplo, a reatividade química em moléculas orgânicas, solubilidade em diferentes fluidos, comportamento de substâncias no estado sólido, etc. No diagrama, é possível observar a simetria dos orbitais eletrônicos, e conseqüentemente, prever o número de ligações que cada átomo deve fazer. Utilizando a distribuição eletrônica, o tipo de ligação que ocorre na molécula HI será:
A - uma ligação iônica pois é a ligação entre um metal e um não-metal.
B - uma ligação iônica pois é a ligação entre dois metais.
C - uma ligação iônica pois é a ligação entre dois não-metais.
D - uma ligação covalente porque é a ligação entre dois não-metais.
E - uma ligação metálica porque é a ligação entre o não-metal hidrogênio e o metal iodo.
Resposta - D.
Exercício 5:
O antibiótico cloromicetina, utilizado para tratar as infecções de olhos e ouvidos, possui a seguinte fórmula estrutural:
As funções presentes nesse composto, entre outras, são:
A - álcool, cetona e nitrocomposto.
B - amina, haleto orgânico, álcool e amida
C - nitrocomposto, aldeído e cetona.
D - amida, haleto orgânico e nitrocomposto.
E - cloreto de ácido, fenol e amina.
...