Evasão Universitária
Projeto de pesquisa: Evasão Universitária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joseanegussato • 20/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.776 Palavras (8 Páginas) • 317 Visualizações
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE DIREITO
EVASÃO UNIVERSITÁRIA
PROFA. DRA. ANDRÉA
Pré-projeto de pesquisa
São Bento do Sul (SC)
2014
1. EVASÃO UNIVERSITÁRIA
O projeto ora proposto seguirá o tema e o título abaixo definidos.
1.1 Tema
Direito humanos.
1.2 Título
Evasão universitáriados alunos do curso de Direito da Universidade da região de Joinville – Campus de São Bento do Sul.
2. JUSTIFICATIVA
O foco deste estudo foi a evasão dos alunos matriculados no curso de Direito da Univille, com objetivo de identificar as principais causas que levaram estes alunos a desistirem do curso. Embora a intenção deste trabalho não seja uma proposta de intervenção, a análise e conhecimento das causas da evasão, é um importante elemento para um bom gerenciamento da instituição de ensino, o que permitirá à instituição um planejamento que orientaria na solução e combate do problema.
Segundo KottlereEFox (1994), a manutenção de alunos é crucial para as instituições de ensino, pois os alunos são a razão de ser destas instituições. Sem alunos as escolas fechariam suas portas. Garantir que os alunos efetuem sua rematrícula é tão importante quanto matricular novos alunos. O que se pode perceber nas turmas de Direito, e outros cursos, é que passada a euforia de ingressar na universidade estes alunos apresentam diversas indagações, e o número de estudantes nas turmas diminui. As respostas às indagações acabam não sendo efetivamente identificadas pela universidade, em formulários padrão. Entende-se que uma abordagem mais pessoal e relacional - que possa identificar desde a fase de escolha do curso até o momento da desistência quais foram às razões – possa apoiar um processo de apoio à permanência mais produtivo.
Os prejuízos causados aos alunos que desistem do curso, além de financeiro, é também o longo período de espera para sua possível entrada no mercado de trabalho. A instituição está projetada e preparada com recursos para receber dentro de uma sala de aula aproximadamente 50 alunos, e a medida que este número diminui significa ociosidade e está representa perda financeira para a universidade. Diante desta realidade faz-se necessário conhecer as causas, para tentar manter estes alunos e isto poderia ser feito desde o processo seletivo, o que possibilitaria adoção de medidas corretivas ou criação de outros procedimentos mais eficazes.
3. PROBLEMA
O problema de pesquisa a ser respondido é: quais os motivos que levam a evasão dos alunos de direito da Universidade da região de Joinville – Campus São Bento do Sul.
4. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES
H1 – A principal causa da evasão é a falta de recursos financeiros para pagar as despesas com o curso;
H2 – A principal causa da evasão é a falta de identificação vocacional com o curso;
H3 - A principal causa da evasão é a metodologia de ensino tradicional (teórica e maçante).
5. OBJETIVOS
Levantar informações, dados concretos dos possíveis motivos que podem estar levando a evasão de alunos de direito da Univille - Campus São Bento do Sul, e estudar quais poderiam ser as alternativas para esses alunos não evadirem do curso.
5.1 OBJETIVO GERAL
Temos como objetivo geral saber os motivos que estão levando alguns alunos de direito da Univille a desistirem do curso, por meio de informações bibliográficas, pesquisas de campo e todo tipo de materiais de pesquisa será usado para conseguirmos saber os reais motivos que levaram e estão levando alunos a evadirem do curso, e por meio dessas informações poderemos tentar inverter este quadro.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Identificar os verdadeiros motivos da evasão dos alunos do curso superior de direito;
b) Estudar soluções para os casos que estão gerando evasões nessa área;
c) Tratar cada caso de evasão, de uma forma a atender sua necessidade e entender o verdadeiro motivo da sua desistência;
6. REVISÃO DA LITERATURA (PRELIMINAR)
A educação é um direito de todos, segundo os (Arts. 205 e 227) da Constituição federal, é dever do estado e da família, com a colaboração da sociedade que visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Com base nos artigos da Constituição federal constata-se que a educação não é um direito cuja responsabilidade esta na instituição de ensino, mas sim no Estado que assegura tal direito, na sociedade e na família.
Dentro desse contexto,
Verifica-se que, entre os vários problemas que afligem a educação, a evasão escolar e a reiteração de faltas injustificadas, apresentam-se como um grande desafio àqueles que estão envolvidos com o referido direito. É uma questão relevante, a ponto do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelecer a necessidade ser partilhado tal problema, para evitar a sua ocorrência, deixando de ser um problema exclusivo e interno da instituição de ensino. Quando tais situações se verificam, constata-se que o direito à educação não está sendo devidamente respeitado, justificando a necessidade de intervenção dos órgãos responsáveis, conforme apontados na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente. (FERREIRA, 2001, p. 31)
O meio acadêmico surge como um contexto de desenvolvimento importante dos jovens adultos. Para grande parte dos estudantes, o curso superior ainda é a forma privilegiada de ascensão social e realização profissional, sendo uma continuidade entre
...