Evicção
Seminário: Evicção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciassis • 23/9/2013 • Seminário • 716 Palavras (3 Páginas) • 331 Visualizações
ETAPA 3
Aula-tema: Evicção.
Esta atividade é importante para que você compreenda o conceito de evicção e sua aplicação prática.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Estudar os capítulos correspondentes no Livro-texto (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral das Obrigações. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009, v.3) e consultar no Código Civil Brasileiro, os artigos pertinentes.
Refletir a respeito de qual seria a resposta para a seguinte questão:
1. Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. Subsiste esta garantia ainda que a aquisição se tenha realizado em hasta pública. Podem as partes, por cláusula expressa, reforçar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção?
Buscar fundamento jurisprudencial para os problemas enunciados. Para cada parecer, deve haver a transcrição de, pelo menos, um acórdão. Cópia integral do acórdão deve ser juntada ao final de cada parecer.
Redigir um relatório com suas conclusões (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas). Entregar ao professor.
R: Evicção é a perda total ou parcial da coisa adquirida em virtude de sentença judicial, em favor de terceiro por causa jurídica preexistente ao contrato.
Todo alienante é obrigado não só a entregar ao adquirente a coisa alienada, como também a garantir-lhe uso e gozo. Dá-se a evicção quando o adquirente vem a perder, total ou parcialmente, a coisa por sentença fundada em motivo jurídico anterior.
O preço a ser pago deve ser o do valor integral da coisa na evicção total ou, se parcial, proporcional ao prejuízo sofrido.
Para que ocorra a evicção devem concorrer os seguintes requisitos:
- que existam vícios no direito do alienante;
- que isso se dê em contrato oneroso;
- que se verifique a perda da posse ou do domínio;
- que esse vício ou defeito seja anterior ao contrato;
- que essa perda da posse ou do domínio seja decretada judicialmente;
- que o adquirente não tenha ciência de que se trata de coisa alheia ou litigiosa.
A responsabilidade por evicção pode ser alterada por meio de cláusula expressa, conforme as três possibilidades abaixo:
a) A saber. Conforme o Art. 457, CC - o contrato contém cláusula excludente de responsabilidade de evicção e, o evicto é informado de que sobre a coisa alienada pende litígio (ação reivindicatória). Nesse caso, o contrato é aleatório e a perda judicial é risco assumido pelo adquirente.
b) O contrato contendo cláusula excludente de responsabilidade, mas, o evicto não tinha ciência específica do risco da perda. O alienante continua responsável pelo preço que pagou pela coisa, devendo restituí-lo ao evicto.
c) O contrato com cláusula excludente de responsabilidade; o adquirente é avisado do risco de evicção e o evicto não assume o risco. Possui o direito de receber o preço que pagou. O art. 448 do Código
...