Execução
Tese: Execução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miiaa • 20/8/2014 • Tese • 330 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
1. David é credor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) de Igor, dívida esta representada por uma nota promissória não quitada no vencimento. Ele o procura com o intuito de reaver a quantia devida, mais os acréscimos legais. Indaga-se: Na condição de advogado, deverá propor que medida visando à satisfação do direito de crédito de Lourenço? Fundamente a resposta.
Segundo Pedro Lenza ”os títulos de crédito, aos quais a lei (art. 585, I, do CPC) atribui eficácia executiva. Entre eles é possível identificar os títulos causais, em que a emissão está condicionada a um negócio jurídico subjacente, como a duplicata e a letra de câmbio, e os não causais, que guardam autonomia sobre qualquer relação subjacente, como a nota promissória e o cheque”.
2. Assinale a alternativa correta a respeito da execução:
a) nas execuções, tem plena aplicação o princípio in dúbio pro reo;
b) nas execuções, tem plena aplicação o princípio do menor sacrifício ao devedor; resposta correta
c) nas execuções, tem plena aplicação o princípio da anterioridade;
d) nenhuma das alternativas é correta.
1. Raimundo promove execução em face de James, perante a 1ª Vara Cível da Comarca de Teresópolis, que resultou na penhora do único bem penhorável de propriedade do executado. Ocorre que, em determinado momento do processo, Marco Antônio ajuíza embargos de terceiros (arts. 1.046/1.054, CPC – via própria para buscar o desfazimento de uma penhora), aduzindo que o bem constrito na realidade lhe pertence, pois tinha adquirindo-o sem saber da existência dessa execução em curso, bem como que não foi realizada nenhuma das averbações indicadas no art. 659, par.4º e art. 615-A, ambos CPC. A parte contrária, responde aos embargos sob o argumento de que a hipótese é de fraude a execução, pois o bem foi alienado no curso do processo, sendo irrelevante a discussão a respeito da boa-fé ou má-fé das partes envolvidas. Indaga-se:
a) Como deve o magistrado decidir? Justifique.
b) Na fraude a execução é possível que o comprador alegue boa-fé na aquisição do bem? Justifique.
...