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Experiência Do Sagrado

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Por:   •  18/4/2013  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  888 Visualizações

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1. Religiosidade

• Religião: atividade cultural + antiga

• Consciência de um mundo/realidade externa ao homem que não pode ser dominada, independente (e viva) → comunicação → crença nas forças (divindades)

• Percepção do tempo + continuidade + identidade + existência → crença vida futura (rituais fúnebres: os + antigos)

2. O sagrado

• “O sagrado é a experiência da presença de uma potência sobrenatural que habita algum ser.”/ “O sagrado opera o encantamento do mundo, habitado por forças maravilhosas e poderes admiráveis que agem magicamente. Criam vínculos de simpatia-atração e de antipatia-repulsão entre todos os seres, agem a distância, enlaçam entes diferentes com laços secretos e eficazes.”

• “A sacralidade introduz uma ruptura entre natural e sobrenatural, diferença simbólica da diferença entre os seres (superioridade, poder). O sagrado pode suscitar devoção e amor, repulsa e ódio, que podem suscitar: respeito feito de temor” → nascimento do sentimento religioso e a experiência do sagrado.

3. A religião

• A religião é um vínculo → Quais as partes vinculadas? → O “mundo sagrado” e o “mundo profano”.

o Espaço (sagrado no Céu, consagrado na Terra)/ Fundadores (ancestrais guiados por deuses protetores)

4. Religião como narrativa da origem

• Sacralização não só do espaço, mas também do tempo = “o tempo sagrado é uma narrativa” = origem dos deuses e, pela ação das divindades, a origem das coisas, das plantas, dos animais e dos seres humanos = mito = fabulação ilusória? = narração do começo e de sua realidade → teogonia + cosmogonia

* “Porque se dirige às paixões do crente, a religião lhe pede uma só coisa: fé = confiança/adesão plena na manifestação divina

5. Ritos

• “O rito é uma cerimônia em que gestos, palavras, objetos, pessoas e emoções determinados adquirem o poder misterioso de presentificar o laço entre os humanos e a divindade” = agradecimento, súplica, lembrança, etc.

• “Uma vez fixada a simbologia de um ritual, sua eficácia dependerá da repetição minuciosa e perfeita do rito, porque nela os próprios deuses orientaram gestos e palavras humanos.”

6. Os objetos simbólicos

• “A religião não sacraliza apenas o espaço e o tempo, mas também os seres e os objetos do mundo, que tornam símbolos de algum fato religioso. Os seres e objetos simbólicos são retirados do seu lugar costumeiro, assumindo um sentido novo para toda a comunidade: protetor, perseguidor, benfeitor, ameaçador. Sobre esse objeto recai a noção de tabu.” (não pode ser tocado nem manipulado por ninguém que não esteja religiosamente autorizado)

7. Manifestação e revelação

• Manifestação: os deuses surgem (deslocam o homem

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