FARMACOLOGIA
Dissertações: FARMACOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elianemarianosou • 24/8/2014 • 2.684 Palavras (11 Páginas) • 1.218 Visualizações
DISCIPLINA: FARMACOLOGIA
CURSO: ENFERMAGEM
RELATÓRIO TÉCNICO SOBRE O FILME CONTROL
SÃO LUÍS –MA
2013
INTRODUÇÃO
O presente relatório técnico faz uma explanação dos principais assuntos farmacológicos discutidos no filme Control em uma comparação do enredo fictício com a realidade, discutindo cada termo técnico apresentado durante o filme. O objetivo é apresentar os principais temas relacionados com a Farmacologia numa abordagem conceitual, enfatizando aspectos que envolvam a farmacocinética, farmacodinâmica e reações adversas dos fármacos estudados, bem como diversos outros temas e assuntos persistentes no filme.
DESENVOLVIMENTO
No filme Control, um projeto de pesquisas médicas para o teste de uma nova droga comportamental, o Anagress,(fictício) foi desenvolvido pelo Dr. Michael Copeland, um neurofarmacologista, e testada em um grupo de 20 indivíduos que seriam monitorados por tempo indeterminado. O projeto fictício contou com duas fases, sendo a primeira desenvolvida no laboratório da empresa farmacêutica e a segunda fase com a reintegração de Lee Ray Oliver(Cobaia),um sociopata,sendo ele um dos participantes do projeto, ao convívio social.
A Farmacologia Clínica utiliza o experimento comparativo, construindo grupos controle e experimental similar a partir de diferentes seres humanos. O método mais eficaz é o ensaio clínico randomizado que aloca pacientes, aleatoriamente, em grupo que recebe a intervenção (novo tratamento) e em grupo controle (receptor de placebo ou tratamento convencional eficaz). Inexistindo erros metodológicos que distorçam a associação entre tratamento e efeitos observados, pode-se concluir que o novo fármaco é realmente um medicamento se superar em eficácia o placebo ou se igualar o medicamento mais antigo, sendo ainda desprovido de efeitos adversos superiores aos benéficos (segurança).
RESUMO
No filme Control, no qual Lee Ray Oliver (Ray Liotta), depois de brutalmente seviciado na infância e de ter assistido ao assassinato da própria mãe, torna-se um sociopata altamente violento e perigoso, mata várias pessoas e comete uma série de delitos gravíssimos, acabando por ser condenado à morte. Quando está prestes a ser executado por injeção letal, recebe uma chance de continuar vivo, com a condição de submeter-se a um secreto tratamento experimental(um certo tipo de cobaia) que será desenvolvido por uma grande empresa farmacêutica, visando curar os seus instintos assassinos.
O Dr. Michael Copeland (Willem Dafoe), criador da nova droga chamada Anagress, supervisionará a tentativa de transformar o violento e criminoso Lee Ray num ser humano normal, esperando-se que assim possa dar o seu contributo social. Ainda que hesitante, Lee Ray aceita a proposta, mas sempre pensando em fugir. Ocorre que a experiência causa-lhe profundo remorso, que é agravado por intensos pesadelos com suas vítimas. Então, mais controlado e submisso ao tratamento, ele é transferido para um apartamento e induzido a procurar um emprego, onde se enamora da bela jovem Teresa (Michelle Rodriguez), tudo isso sob severo e sofisticado monitoramento eletrônico.
Mas os pesquisadores não contavam que os efeitos da experiência levassem o paciente a procurar suas vítimas, na tentativa de expiar seus erros. Acontece que Lee Ray não é compreendido pelos parentes dos ofendidos, que, paralelamente com a polícia, passam a persegui-lo com brutal violência. Visivelmente desesperado, o paciente reage na mesma proporção e busca o auxílio da namorada e do médico responsável pelo tratamento. Como se trata de uma obra de ficção, o trágico final do filme torna duvidoso o resultado dessa interessante experiência e não permite concluir se o criminoso está ou não regenerado,pois o mesmo faz parte do grupo de controle e toma somente comprimidos de placêbo,não contendo fármacos.
TERMOS TÉCNICOS
3. SORO CONTENDO ANESTÉSICO
No filme, Lee Ray é um brutal assassino que é condenado à morte por injeção letal. Enquanto o médico da prisão declara a hora da sua morte, é lhe dada secretamente uma segunda oportunidade de viver. No lugar das injeções letais que ele receberia, foram lhe aplicadas injeções de soros contendo anestésicos que o fizeram apenas dormir.
A anestesia geral corresponde à abolição, de forma previsível e reversível, de sensações e estado de consciência, permitindo a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos. A essa condição agrega-se a criação de conforto, quietude e estabilidade fisiológica antes, durante e após a realização do procedimento proposto. Em anestesia geral, o indivíduo não responde a estímulos ambientais. Há inconsciência e perda de reflexos de proteção. Comparando com situações fisiopatológicas, assemelha-se ao coma, com a diferença de deprimir o sensório de modo controlado e reversível. (FERREIRA, Maria Beatriz Cardoso, 2006, p. 157).
COBAIA
Animal ou pessoa utilizado para experiências,ou seja utilizar um animal para experimentar aquilo que ainda não conhece o resultado.
INJEÇÃO LETAL
O inicio do filme mostra uma execução de morte por injeção letal. Esse tipo de execução de sentença começa com uma aplicação intravenosa de um sedativo de ação rápida, depressor do sistema nervoso central, utilizado principalmente em anestesia e hipnose, que induz ao coma (tiopental sódico), depois se segue um agente paralisante, que paralisa o diafragma e os pulmões (brometo de pancurônio). Por fim, é aplicada uma droga que pára o coração (cloreto de potássio). As drogas utilizadas na injeção letal bloqueiam a circulação de sangue ao cérebro e, em poucos minutos, provocam uma "morte
...