FICHAMENTO DE MAQUETES DE PAPEL
Ensaios: FICHAMENTO DE MAQUETES DE PAPEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Annabeert • 7/4/2014 • 324 Palavras (2 Páginas) • 1.672 Visualizações
Fichamento do livro : Maquetes de Papel
Titulo: Maquetes de Papel
Editora: Cosac Naify (2007)
Autor: Paulo Mendes da Rocha
O Prefácio de Giceli Portela, descreve quando Paulo Mendes, aceita o seu convite para ir na inauguração da Casa Vilanova Artigas em Curitiba, e assim, criaram o curso “Maquetes de Papel” (o curso foi realizado na Casa Vilanova Artigas, em 1º de abril de 2006).
A Apresentação de Catherine Otondo e Marina Grinover ,analisa como o autor vê suas “perspectivas”. Observam que a maquete “representa para o arquiteto um momento de aferição, no qual ele verifica as proporções, as transparências, as sombras que aqueles volumes geram e a relação com as diferentes escalas urbana e humana” – Pagina 12.
O primeiro capítulo “Aula” começa esclarecendo curiosidades, onde explica o funcionamento dos pensamentos e reflexões de um arquiteto quando vai construir um edifício, uma casa, entre outros. O próprio diz “ A questão fundamental que navega entre nós arquitetos é imaginar as coisas que ainda não existem” – Pagina 19.
Nos seguintes capítulos , Paulo Mendes se expressa da seguinte forma “maquetes não são só para vender ideias”. “Não é para ser mostrada para ninguém” – Pagina 22. Sendo assim, o autor prefere fazer a maquete “ao vivo” do que fazer através de um computador, para ele é insubstituível .
Construir uma maquete é ensaiar depois de ter sido criado por nossa mente, mas como diz o autor “ você não pode experimentar tudo porque senão passa o resto da vida só fazendo isso”. Paulo deixa claro que está se referindo a um processo de trabalho, que avança gradativamente, valendo-se de representações materiais: os croquis e modelos do arquiteto, como as anotações do poeta.
O resto das páginas serve para Paulo Mendes nos contar cada procedimento que pensa em seus projetos.
Concluindo que o livro é excelente, bem explicado e elaborado. Indico a todos os estudantes que cursam Arquitetura e Urbanismo, ou aqueles que pretendem cursar que ainda estão em dúvida.
...