Farmacobotanica
Projeto de pesquisa: Farmacobotanica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Shirlandia • 16/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.969 Palavras (8 Páginas) • 381 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE - UNINORTE
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
FARMÁCIA
Farmacobotânica
MANAUS – AM
2013
DANIELA FERREIRA
GECYLENA ROLIMEL
LUANA SILVA
NILCICLÉIA SOUZA
RAILZA MARTINS
SAMARAH BRASILEIRO
SULIANA CARVALHO
TATIANA VIEIRA
Turma: FAM 02S1
FARMACOBOTÂNICA - FOLHAS
MANAUS – AM
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................ 4
2 FOLHAS............................................................ 5
2.1 Origem............................................................. 5
2.2 Morfologia....................................................... 5
2.3 Função............................................................. 5
2.4 Nomenclatura.................................................. 7
2.5 Estudo do Limbo.............................................. 8
2.6 Filotaxia.......................................................... 10
2.7 Folhas Reduzidas............................................ 10
2.8 Folhas Modificadas........................................ 11
2.9 Anatomia da Folha......................................... 11
CONCLUSÃO ................................................... 13
REFERÊNCIAS................................................. 14
1. INTRODUÇÃO
A folha é um apêndice caulinar presente em quase todos os vegetais superiores, salvo exceções, como por exemplo, em algumas espécies das famílias Euphorbiaceae e Cactaceae, onde é comum a transformação em espinhos. A folha é o órgão vegetativo que apresenta grande polimorfismo e adaptações a diferentes ambientes e funções. Em geral são estruturas planas (finas e amplas), de modo que o tecido clorofiliano, responsável pela fotossíntese, fica próximo à superfície. Se a forma da folha facilita a captação da luz, as aberturas necessárias para a absorção do gás carbônico levam ao mesmo tempo à perda de água. As folhas são as principais fontes de perda de água das plantas. Tendo-se em conta que a transpiração excessiva pode levar à desidratação e, até mesmo, à morte das folhas ou das plantas, em sentido amplo, a forma e a anatomia da folha devem possibilitar uma relação que permita a captura de luz e absorção de gás carbônico, evitando a perda excessiva de água. Além da fotossíntese, outros processos fisiológicos importantes para as plantas têm lugar nas folhas, tais como: respiração, transpiração e reserva de nutrientes. Para os seres vivos é importante na alimentação, sendo amplamente utilizada pelo homem na indústria e no comércio. (RAVEN 2001)
2. FOLHAS
2.1 Origem
As folhas se originam de primórdios foliares localizaados nas extremidades dos caules e dos ramos. Seu crescimento é limitado, parando de crescer depois de algum tempo, com excessão para as folhas das samambaias que, muitas vezes, têm crescimento indeterminado. O embrião, em especial a gêmula do embrião, é o ponto de origemdas primeiras folhas do vegetal. As folhas subsenquentes originam-se como expansões laterais exógenas dos caules. Caule e folha possuem origem comum, diferindo estruturalmente na disposição relativa dos tecidos. Certos aspectos de desenvolvimento foliar diferem do caulinar em decorrência das principais funções decorrência das principais funções desenvolvidas por estes órgãos.
2.2 Morfologia
Formada por:
• Pecíolo – é a haste que sustenta a folha e a liga ao caule;
• Limbo – é a parte achatada e dilatada da folha especializada para receber a luz do sol e para realizar as trocas gasosas com o ambiente;
• Baínha – expansão achatada do pecíolo para aumentar a fixação;
• Estípulas – pequenos apêndices localizados na base do pecíolo, podem servir para aumentar a área fotossintetizante ou se transformam em espinhos.
2.3 Função
• Fotossíntese: é uma das funções mais importantes da folha. É por meio dela que a planta produz o alimento de que necessita para se manter viva. Para a ocorrência da fotossíntese, uma planta necessita de gás carbônico, de água e de energia luminosa. Então, acontecem os seguintes eventos:
- O vegetal absorve o gás carbônico do ar atmosférico através dos estômatos;
- A água, que a raiz retira do solo, é conduzida até às folhas;
- A clorofila, pigmento verde presente nas folhas, absorve a energia da luz solar;
- Com o auxílio
...