Farmacologia Dislipidemia
Exames: Farmacologia Dislipidemia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiago_guig2 • 21/9/2014 • 474 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
Respostas do questionário de deslipidemias
1°- É um termo usado para caracterizar o aumento dos níveis de gordura no sangue, que incluem o colesterol e os triglicerídeos. É causado por uma dieta rica em gorduras, por alta produção do organismo ou por ambas.
2°- São classificadas genotipicamente ou fenotipicamente.
Genotipicamente:
a- Monogênica é uma mutação em um gene.
b- Poligênica é uma mutação em dois ou mais genes.
Fenotipicamente:
a- Hipercolesterolemia isolada é a elevação isolada do LDL-C maior que 160mg/dl.
b- Hipertrigliceridemia isolada é a elevação do TG maior que 150mg/dl.
c- Hiperlipidemia mista são valores aumentados de LDL-C e TG.
d- HDL-C baixo é a redução do HDL-C, homens valores menores que 40mg/dl e mulheres com valores menores que 50mg/dl isolada ou associada ao aumente de LDL-C ou TG.
3.1- Inibidores da HMG-COA redutase as estatinas.
São mais indicados na hipercolesterolemia isolada, reduzindo a enzima HMG-COA, reduz o conteúdo intracelular de colesterol e como consequência aumenta o número de receptores de LDL nos hepatócitos que removem mais VLDL, IDL e LDL da circulação.
Administrados preferencialmente à noite em dose única para fármacos de curta meia vida ou qualquer horário para os que possuem um maior tempo de meia vida como a atorvastatina e rosuvastatina.
3.2 Resinas de ligação de ácidos biliares(colestiramina).
São úteis nas hiperlipoproteinemias com níveis elevados de LDL-C que atua na troca iônica dos íons cloreto por ácidos biliares. Assim sequestram os ácidos biliares e impedem sua recirculação. Como as resinas não são absorvidas a excreção dos ácidos biliares aumente de 3 a 15 vezes. A inibição do retorno dos ácidos biliares as fígado resulta no aumento na conversão hepática de colesterol em ácidos biliares e como consequência ocorre redução na disponibilidade de colesterol nos hepatócitos. As resinas que se ligam a ácidos biliares são agentes administrados por via oral e absorvidos a partir do intestino. Eles fazem com que ocorra um sequestro de ácidos biliares no intestino. A função dos ácidos biliares é a de realizar a síntese das gorduras, ocorrendo o acúmulo de ácidos biliares no intestino, há maior síntese das gorduras. As resinas ingeridas também fazem com que aumente a excreção de ácidos biliares até 15 vezes mais do que o normal. No intestino, os ácidos biliares são absorvidos em cerca de 98% para serem novamente excretados na bile. Este processo é chamado de ciclo entero-hepático.
Colestiramina- No intestino forma complexos insolúveis com os ácidos biliares que são eliminados pelas fezes. Com essa perda o organismo converte colesterol do sangue em ácidos biliares.
Dose- 12 a 31g por dia de 3 a 4 doses.
Fibratos
Primeira escolha no tratamento da hipertrigliceridemia e tem papel importante no controle das lipidemias mistas. Diminuem a lipólise no tecido
...