Finanças E Orçamento
Projeto de pesquisa: Finanças E Orçamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rebeca2008 • 14/9/2014 • Projeto de pesquisa • 2.263 Palavras (10 Páginas) • 227 Visualizações
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar o perfil de um profissional de finanças e orçamentos, facilitando dessa forma a maior compreensão, na formulação do planejamento estratégico e a importância dos dados da área financeira, para traçar o direcionamento das metas a serem alcançadas.
Palavras chaves: Orçamento, finanças, planejamento e metas.
ABSTRACT
The objective of this work is to show the profile of a professional finance and budgets, thereby facilitating greater understanding in the formulation of strategic planning and the importance of data in the financial area, to trace the direction of the goals to be achieved.
Key words: budget, finance, planning and goals.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Tabela 1: Lista de verificação de previsão de vendas em unidades - 1º semestre 10
Tabela 2: Lista de verificação de previsão de vendas em unidades – 2º semestre 10
Tabela 3: Lista de verificação de previsão de vendas em unidades – Total do ano 10
Tabela 4: Impostos sobre as vendas 11
Tabela 5: Lista de verificação de previsão de vendas em moeda corrente – 1º semestre 11
Tabela 6: Lista de verificação de previsão de vendas em moeda corrente – 2º semestre 12
Tabela 7: Lista de verificação de previsão de vendas em moeda corrente – Total do ano 12
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. PLANEJAMENTO 7
2.1 Planejamento Estratégico 7
2.2 Elementos do Planejamento Estratégico 7
a) Diagnóstico Estratégico 7
b) Formulação das Estratégias 7
c) Desdobramento dos Objetivos Estratégicos em um Plano de Ação 8
d) Divulgação do Plano de Ação 8
e) Implementação da Estratégia 8
f) Controle e Análise do Processo de Planejamento 8
2.3 Orçamento no Planejamento Estratégico 8
3. ORÇAMENTO EMPRESARIAL 9
4. CONCEITOS DE ORÇAMENTO E SUAS IMPORTÂNCIAS 9
5. EXEMPLOS DE ORÇAMENTO EM UNIDADE 10
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 15
1. INTRODUÇÃO
O orçamento é uma técnica muito antiga, pois no inicio da humanidade o homem precisou fazer vários planejamentos para conseguir economizar comida durante o inverno.
O orçamento surgiu da necessidade do mercado, fazendo com que as empresas, fossem em busca da perfeição e da concorrência.
A pesquisa do orçamento, segundo alguns autores, teve inicio na década de 1920. Porém a gestão organizacional vem sofrendo mudanças de qualidades desde a Revolução Industrial no século XIX. Esta evolução na gestão disponibilizou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, começando a partir do orçamento tradicional. Logo após surgiu o orçamento de desempenho, o sistema de planejamento, programação e orçamento (PPBS), o orçamento base zero, o orçamento-programa, o beyond budgeting, o rationalisation des choix budgetaires, dentre outras.
O orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo. Utilizando de despesas e recitas, para montar o cenário atual de uma empresa e fazer o planejamento a partir desse ponto.
Podemos dizer que despesas, são todos os gastos da pessoa, ou da organização. As receitas são todos os recursos que vem das vendas de mercadorias ou de uma prestação de serviço, porém nem todos são provenientes de vendas ou prestações de serviços, exemplos: aluguéis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.
2. PLANEJAMENTO
Podemos dizer que planejamento é imaginar no futuro uma situação desejável, diagnosticando todos os atuais contratempos e desviá-los, a fim de alcançar o alvo desejado.
Dessa forma as empresas não precisam contar com a sorte ou com acaso. Tudo deverá ser bem planejado para que, possa ser feito da melhor maneira e apenas uma única vez.
O planejamento lida diretamente com o futuro, tendo em vista a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia.
O planejamento representa a primeira função administrativa, ele serve de base para todas demais funções.
2.1 Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico acontece no nível institucional da empresa. Os diretores e gerentes voltam sua atenção para tarefa primária, avaliando a partir dai, o ambiente interno e externo.
Ele é projetado a longo prazo, geralmente entre 2 a 5 anos pela frente, existindo casos que chega a 10,15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos feitos.
O planejamento estratégico é o conjunto de tomadas de decisões. Ele costuma ser discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais altos da organização.
Os objetivos do planejamento estratégico são:
1- Lucros: o retorno da economia para os proprietário e crescimento econômico.
2- Expansão da empresa: Que seja da empresa ou em relação ao mercado.
3- Segurança: Ter uma estabilidade e o desejo de assegurar seu futuro.
4- Autonomia ou independência: O objetivo pela qual a empresa pretende decidir seu destino.
O dever principal da empresa é gerar riquezas.
2.2 Elementos
...