Finanças Empresarieis
Exames: Finanças Empresarieis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vanessajosue • 13/11/2013 • 1.908 Palavras (8 Páginas) • 242 Visualizações
INTRODUÇÃO
A alta competitividade do mercado exige das organizações empresariais maior eficiencia no controle dos seus recursos, pois todos os segmentos passam por um momento de dificuldade e incerteza. Para sua permanencia no mundo dos negócios, é necessária uma visão objetiva e detalhada dos recursos financeiros. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importancia do fluxo de caixa como ferramenta do planejamento financeiro, para facilitar uma visão antecipada dos excessos e escassez de caixa, de grau de endividamento, demonstrando a importancia do planejamento financeiro como instrumento indispensável, para o contrele de qualquer organização.
Finanças empresáriais
Gerenciar uma empresa exige, por parte do administrador, horas de trabalho, elevada energia emocional e acima de tudo, amplo conhecimento sobre o mercado que pretende atuar e finanças. Na estruturação do fluxo de caixa, existem inúmeras informações que podem contribuir para torná-lo mais eficaz, tais como a atividade da empresa, seu porte, a necessidade de estoques, o tipo de cliente, a origem dos recursos, os fornecedores e gastos, mas para que o fluxo de caixa seja eficaz é necessário que o administrador siga corretamente as informações de cada setor da organização.
Segundo Utzig (2009.p.48) afirma que “o fluxo de caixa é a ferramenta mais realista quando se trata de demonstrar a forma de como a gestão do negócio é conduzida, quais as decissões que precisam ser tomadas e quais os próximos passos que a administração financeira precisa seguir”. Para a gestão empresárial obter sucesso, ele precisa administrar com sabedoria, obter informações transparentes e confiáveis para que as decissões sejam tomadas com a maior perfeição possível, ou seja, beixo custo e alta rentabilidade. O fluxo de caixa é uma ferramenta simples, mas extremamente útil e poderosa para tomar a gestão financeira da organização mais eficiente, auxiliando no planejamento financeiro e fornecendo informações para a tomada de decissões. É um instrumento de avaliação da capacidade da empresa de gerar recursos, analisar como a empresa desenvolve a aplicação de recursos, acompanhar o projetado e o efetivamente realizado, identificando varieções e suas causas. O fluxo de caixa é constituído a partir do levantamento de informações conhecidas e projetadas, resultando em uma demonstração de todas as entradas e saídas de recursos financeiros. Por meio do fluxo de caixa pode-se avaliar o melhor momento de repor estoques, comprar ativos, fazer investimentos, ou promoções de vendas para melhorar o negócio. O custo de oportunidade representa o valor sacrificado pela empresa em termos de remuneração, ao tomar a decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa ao invéz de aplicar em outra, capaz de proporcionar maior benefício. O custo de oportunidade refere-se ao valor líquido de caixa perdido quando se optou por uma alternativa em vez de outra.
Segundo Eliseu Martins (2001.20), as alternativas para se efetuar uma análise adequada são: entender o custo de oportunidade com relação a outro investimento de igual valor ou tomar como base investimentos com o risco zero. Na prática devemos comparar valores de igual poder de compra, ou seja, o lucro, o investimanto e os juros reais devem estar alinhados com o mesmo poder aquisitivo. A decisão tomada mediante o confronto entre o benefício gerado pela alternativa escolhida e o benefício que seria obtido se fosse escolhida a melhor alternativa entre as que foram renunciadas.
O orçamento empresarial surgiu da necessidade do mercado, levando as organizações em busca da perfeição e da concorrência, ou seja, fazendo com que as organizações aprimorem seus processos de planejamento, avaliação e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receita, despesas e investimentos. O orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo, portanto, o orçamento empresarial é um instrumento fundamental para as organizações, independente de seu porte ou ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa a seus objetivos. Enfim toda empresa precisa de um orçamento financeiro para conhecer seus limites e orientar seus rumos, a empresa que utiliza do orçamento em sua gestão é sinonimo de que a empresa trabalha com planejamento, reduzindo riscos, incertezas, o que é bom para qualquer negócio. O Payback descontado demostra o tempo que leva para ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente, descontado a TMA (taxa mínima de atividade.) A carga tributária refere-se a quantidade de tributos(impostos, taxas, contribuições) do governo, que incidem sobre a economia, que é formada pelos indivíduos, empresas e governo. Os impostos são pagos por pessoas físicas e jurídicas. O valor arrecadado pelo Estado sevem para custear os gastos públicos com saíde, segurança, educação, transporte e cultura, etc. o imposto incide sobre a renda e patrimônio das PF e PJ. A contribuição pode ser especial ou de melhoria. A especial é determinada a um grupo ou atividade específica, como a do INSS. Já a de melhoria se refere a algum projeto/obra de melhoria para resultar benefício aos cidadões. As taxas estão vinculadas a um serviço público específico prestado
...