Fisica Experimental
Artigos Científicos: Fisica Experimental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANDERSONAAS • 13/11/2014 • 2.034 Palavras (9 Páginas) • 224 Visualizações
Medição com paquímetro e micrômetro
Experiência no laboratório
PROFESSORA: Cláudia
Mogi das Cruzes, setembro de 2014
Introdução:
Uma grandeza ou quantidade é o conceito que descreve quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo da natureza. Sendo que a grandeza é tudo aquilo que envolve medidas. Obter medidas das grandezas tornou-se muito essencial, por estar presente no dia-a-dia de qualquer pessoa. Para executar alguns trabalhos é necessário que essas medidas sejam feitas com muita precisão, como por exemplo, executar um projeto, ou até mesmo uma peça. Com isso foram criados os instrumentos de medição um deles é o paquímetro, micrômetro, balança e etc. Estes instrumentos dão a precisão necessária para a execução de inúmeras atividades tanto profissionais quanto cotidianas que requerem atenção. Em física, a idéia de medida está subjacente a tudo. É através de experiências que se pode obter valor quantitativo consistentes para certas propriedades da matéria, peças, e etc.
A balança pode nos fornecer dados de massa de objetos leves. Nesse relatório falaremos um pouco sobre o que é o paquímetro, micrômetro, balança, sobre a experiência realizada, dados obtidos, e cálculos realizados.
Objetivo:
Analisar dados das grandezas físicas fundamentais tais como: altura, diâmetro,e massa. Aprender a manipular dois equipamentos de medidas de maior precisão: Paquímetro, Micrômetro e pesar os três objetos com o auxilio de uma balança mecânica para obter a massa e com os dados obtidos fazer os cálculos.
1. Paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição sendo um ligado a escala e outro ligado ao cursor.
1.1 Para que serve um paquímetro?
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até qu0e a peça fique justa.
1.2 Quem inventou o paquímetro e como são suas medidas?
A invenção do princípio de leituras fracionárias do paquímetro, com uma escala auxiliar gravada em um cursor, é atribuída na bibliografia a PIERRE VERNIER (1580-1637), um matemático francês que inventou a subdivisão de uma divisão de escala por comparação com uma divisão diferente, ou a PEDRO NUNES (1492-1577), um português que empregou uma régua auxiliar móvel para ler frações de divisões de uma régua principal fixa. Atualmente é comum denominar a escala auxiliar do cursor pelas palavras vernier ou nônio que têm origem nos nomes daqueles inventores. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa. No exemplo abaixo, o nônio está dividido em 10 partes iguais e que equivalem a 9mm, ou seja, o primeiro traço do nônio está 1/10 mm antes do traço da escala fixa, o segundo está a 2/10 e assim por diante.
1.3 Elementos do paquímetro
Em um paquímetro temos:
1. Orelha fixa
2. Orelha móvel
3. Nônio ou vernier (polegada)
4. Parafuso e trava
5. Cursor
6. Escala fixa
7. Bico fixo
8. Encosto fixo
9. Encosto móvel
10. Bico móvel
11. Nônio ou vernier (milímetro)
12. Impulsor
13. Escala fixa de milímetros
14. Haste de profundidade
1.4 Tipos de paquímetros
Existem diversos tipos de paquímetro no mercado. Abaixo listamos os principais instrumentos, suas respectivas características e uma imagem representativa.
Paquímetro
universal É o paquímetro mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.
Paquímetro universal com relógio Possui um relógio acoplado ao cursor que facilita a leitura, agilizando a medição.
Paquímetro com bico móvel (basculante) É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
Paquímetro de profundidade Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho.
Paquímetro duplo Serve para medir dentes de engrenagens.
Paquímetro digital Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.
1.5 Uso do paquímetro
Para ter resultados corretos e precisos, exigem-se alguns cuidados com o paquímetro, entre eles, manter o cursor e o encosto limpos. Já a peça que será medida deve estar bem posicionada entre seus bicos. O
...