Florence Nightigale E As Irmas De Caridade:visando A História Introdução Da História
Pesquisas Acadêmicas: Florence Nightigale E As Irmas De Caridade:visando A História Introdução Da História. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CaahPaes • 8/3/2014 • 554 Palavras (3 Páginas) • 1.874 Visualizações
Resumo de Florence Nightigale e as irmas de caridade:visando a História
Introdução da história:
A enfermagem profissonal no mundo foi egirida a partir das bases centíficas propostas por Florence Nightingale,que foi influenciada diretamente pela sua passagem nos locais onde se executava o cuidado deenfermagem leigo e fundamentado nos conceitos religiosos de caridade,amor ao próximo,doação,humildade,e também pelos preceitos de valorização do amabiente adequado para o cuidado,divisão social do trabalho em enfermagem e autoridade sobre o cuida do a ser prestado.
O cuidado dos enfermos foi uma das muitas formas de caridade adotadas pela igreja e que se conjuga à história da enfermagem,principalmente após o advento do cristianismo.
Acaridade era o amor a Deus em ação,propiciando para aqueles que a praticavam o fortalecimento de carater, a punição da alma e um lugar garantido no céu.Embora haja contorvérsias sobre a elevação ou não da posição das mulheres pelo cristianismo,,a opnião comum é de que o cristianismo propiciou ás mulheres oportinidades para exercer um trabalho social honrado e ativo,particularmente para s mulhres solteiras e/ou viuvas,no cuidado dos pobres e aos doentes.
Com o advento do cristianismo,também começaram a ser criadas as ordens cristâs.Na primeira era cristâ (até 5oo DC) uma das primeiras ordens de mulheres trabalhadoras foram as diaconistas e as viuvas,Mais tarde incorporaram-se as virgens,as presbiteriana,as canônicas,as monjas e as irmãs de caridade.
O momento em que Florence Nightingale cria a profissão de enfermagem na Inglaterra coincide com as transformaçõs evidenciadas por Michel Foucault no ambiente hospitalar,estabelecendo o vínculo entre o saber de enfermagem e o saber médico,numa situação de subordinação,considerando que até XVIII quem dominava o ambiente hospitalar eram as irmãs de caridade.
Florence Nightigale com seus conhecimentos e crença de que a enfermagem poderia ser uma profissão reconhecida,valorizada e exercida por mulheres se várias classes sociais,propõe a rotomada deste espaço no sentido de coletivizá-lo.
2.Luisa de Marillac e os rituais do cuidado
Uma das organizações que surgiu no século xvII e que mantém seu trabalho até os dias de hoje é a Companhia das irmãs de Caridade,fundada no ano de 1633,na França,por padre Vicente de Paulo (1576-1660) e Luisa de Marillac (1591-1660).Esta companhia foi criada em um momento de miséria e as doenças causadas pelas continuas guerras estavam aniquilando a Fraça,e as agitações politicas eram uma constante.
O trabaho da companhia era o de alimentar os pobres,cuidar dos doentes nos hospitais,ir aos domicilios daqueles que necessitavam e realizar o trabalho paroquial.
A primeira superiora foi Luisa Marillac,que devia receber as jovens aldeãs que quisessem consagrar-se a Deus para tratarem dos doentes,forma-las na piedade,ensinar-lhes a curar as feridas e feridas e fazer o serviço dos pobres.A confraria da Caridade havia sido fundada em 1617 por Vicente de Paulo e era composta por Senhoras de alta sociedade parisiense que desejavam servir aos pobres e doente da cidade.
O espirito de doação,a abmegação,a castidade despontam como prioridades nas exigencias áquelas que iriam cuidar do corpo do outro,naquelas
...