Florence Nightingale teórico
Seminário: Florence Nightingale teórico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CAROLDUBII • 24/5/2014 • Seminário • 419 Palavras (2 Páginas) • 919 Visualizações
PRINCIPAIS TEORIAS
Ano 1860 TEORIA O QUE É O QUE NÃO.
Teórica Florence Nightingale . Notas sobre enfermagem
Propósito: Ajudar as pessoas responsáveis pelo cuidado do cliente a “ pensar como a enfermeira” a teoria aborda as necessidades fundamentais do doente o principio básico do bom cuidado de saúde.
Tópicos dos componentes:
Pessoa – um indíviduo com processos reparativos vitais para lidar com a doença.
Ambiente – condição externa que afetam a vida e desenvolvimento do individuo. O foco é na ventilação, luz, aquecimento e nos odores.
Saúde – o foco é no processo reparativos da saúde
Enfermagem – a meta é posicionar o paciente na melhor condição para um bom cuidado de saúde.
1952 TEORIAS INTERPESSOAIS EM ENFERMAGEM.
Teórica: Hildegard. E. Peplau
Propósito: desenvolver uma interação interpessoal entre o cliente e a enfermagem.
Tópicos dos componentes:
Pessoa: um organismo que luta para reduzir a tensão gerada pelas necessidades.
Ambiente: implicitamente definido; o processo interpessoal está sempre incluído, e o meio psicodinâmico recebe atenção, com ênfase na cultura e nos hábitos de comportamento do cliente.
Saúde: processo humano contínuo que implica movimento progressivo da personalidade e outros processos humanos contínuo na direção de um viver pessoal e comunitário criativo, construtivo e produtivo.
Enfermagem: processo terapêutico interpessoal que “funciona cooperativamente com outros processos humanos que tornam a saúde possível para aos indivíduos nas comunidades.”.
1955 TEORIA: A NATUREZA DA ENFERMAGEM
Teórica: Virginia Henderson
Propósito: ajudar ao cliente a obter independência tão rapidamente quanto possível.
Tópicos dos componentes:
Pessoa: individuo que necessita de assistência para obter a saúde e a independência ou uma morte tranqüila. A mente e o corpo são inseparáveis.
Ambiente: todas as condições externas e influencias que afetam a vida e o desenvolvimento.
Saúde: equalizada com a independência, vista em termos da habilidade do cliente em realizar os 14 componentes de enfermagem sem ajuda: respiração, alimentação, hidratação, manutenção do conforto, sono, repouso, vestimenta, manutenção da temperatura corporal, garantia da segurança, comunicação, valoração, trabalho, recreação e desenvolvimento continuado.
Enfermagem: ajuda e apóia o individuo nas atividades da vida e na obtenção
...