Fluxo Logistico
Casos: Fluxo Logistico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nessa72 • 22/10/2014 • 369 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
organização também varia de acordo com recursos explorados e alavancados por ela para satisfazer as necessidades dos clientes e do mercado.
Ao longo dos últimos anos, diferentes estratégias vêm sendo adotadas na manufatura como curvas de aprendizagem, entre elas o portfólio de negócios, o desrateio de custo, a restruturação e estratégia do tempo. Esta última apresenta à vantagem de reduzir o tempo de resposta da empresa a necessidade do cliente (Stalk & Hout, 1993), o que vem a ser hoje, fundamental para o melhor posicionamento competitivo.
No contexto de globalização, logística empresarial e competitividade não pode ser deixada de falar da estratégia que o gestor deverá ter para maximizar todo esse conhecimento e ferramentas. Portanto, é importante apresentar algumas teorias sobre a estratégia competitiva e sua importância para o novo modelo de gestão competitiva. A competitividade é tratada em diversos estudos e neste estudo destacou-se os que seguem abaixo.
Segundo Porter (2003), tanto a atratividade da indústria quanto a posição competitiva podem ser modeladas pela empresa, e é isto o que torna a escolha da estratégia competitiva desafiante e excitante. Porter também aborda que a base fundamental do desempenho acima da média em longo prazo das empresas é a vantagem competitiva sustentável.
Uma empresa diferencia-se da concorrência se puder ser singular em alguma coisa valiosa para os compradores. Esta diferenciação é um dos tipos de vantagem competitiva que uma empresa dispõe. Porter (1985), afirmava que a estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a competição industrial.
Como a competitividade é um processo complexo, dinâmico e multi-dimensional não é possível definir uma medida única que forneça uma boa reflexão sobre o ambiente competitivo. Ohamae (2001) coloca que sem competidores não haveria necessidade de estratégia, pois o único propósito do planejamento estratégico é tornar a empresa apta a ganhar, tão eficientemente quanto possível, uma vantagem sustentável sobre sua concorrência.
Conforme Mintzberg (2000) é através da estratégia que a empresa irá se posicionar na tomada de decisões, quanto a corporação e a competitividade, ou seja, como fará o direcionamento da organização, a fim de agir diante das ameaças da concorrência. Percebe-se que os autores convergem que a estratégia tem como objetivo final manter vantagem
...