Formação De Preços Em Marketing
Dissertações: Formação De Preços Em Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wanderbruno • 10/10/2013 • 3.621 Palavras (15 Páginas) • 758 Visualizações
Introdução à Contabilidade de Custos.
Olá pessoal! Sou a professora Joenice e saibam que estou muito contente em poder estar aqui com vocês, apresentando este tema tão pertinente e com certeza de grande valia no entendimento desta disciplina como um todo.
Começaremos nossa aula discorrendo sobre a Contabilidade de Custos. Talvez muitos de vocês estejam se perguntando o porquê estudar a Contabilidade de Custos, se a disciplina é de Formação de Preços, num curso de Tecnologia em Marketing. Simplesmente tudo a ver! Não temos como falar de Formação de Preços, se não soubermos como chegar até eles, neste caso precisamos dos custos, e como falar de custos sem saber da sua origem?
É aqui que entra a Contabilidade de Custos.
Portanto... Nesta aula falaremos sobre os conceitos fundamentais de contabilidade de custos, visão gerencial da mesma, principais características de um sistema de custos e no que consiste o seu papel gerencialmente falando. O material é bem interessante e tenho certeza que os ajudarão profissionalmente.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE DE CUSTOS
O que é Contabilidade de Custos?
É um segmento de trabalho da área financeira que acumula, identifica, analisa e traduz os custos dos produtos fabricados, dos estoques, dos diversos segmentos da organização, das atividades de operacionalização e de distribuição.
Um sistema de contabilidade de custos adotado por uma empresa precisa ser compatível com sua estrutura organizacional, seus procedimentos de manufatura e o tipo de informações sobre custos que a administração deseja.
Todavia, qualquer que seja o conceito de contabilidade de custos utilizado, ele identifica o registro, acumulação e organização dos custos relativos às atividades operacionais do negócio e auxilia a administração no processo de tomada de decisões e de planejamento.
VISÃO GERENCIAL DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Gerencialmente a Contabilidade de Custos é vista como um subsistema contábil que coleta dados relativos à produção, processa e gera informações capazes de anularem as necessidades dos usuários, portanto é um instrumento gerencial.
Na realidade, a Contabilidade de Custos não cria os dados; ela necessita de dados originais que constituem sua matéria-prima e com os quais irá fabricar o produto acabado em forma de informações. Uma das formas de iniciar-se o processo de planejamento e execução de um sistema de custos é buscar junto aos usuários quais são suas necessidades informativas, para que o sistema consiga atender aos anseios das pessoas que irão utilizá-lo. De nada vale um arsenal de informações que não são usadas, neste sentido, a integração Contador e usuário é fundamental.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA DE CUSTOS:
Deve ser simples, de fácil compreensão;
Deve ser confiável em seus registros, exato nos números;
Deve ser corrente, sem repetições ou contradições; e
PAPEL DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Qual será o papel da Contabilidade de Custos?
Tem um importante papel no processo de tomada de decisões, agindo como coletora e relatora de dados relevantes.
O seu papel consiste na alimentação de informações sobre os itens e valores relevantes que estão ligados às conseqüências de curto prazo sobre atitudes administrativas, tais como:
• Definir os produtos que serão fabricados e comercializados;
• Contribuição de cada produto ou linha de produtos para o lucro da empresa;
• Fixar os preços de venda;
• Ao preço mínimo de determinado produto em situações especiais;
• Ao nível mínimo de atividade em que o negócio passa a ser viável;
• Optar entre fabricar ou comprar.
• Análise de projetos.
Sobre os itens relacionados acima, dois cabem comentário especial: decisão sobre produzir ou comprar e a fixação do preço de venda:
Decisão sobre produzir ou comprar
Os aspectos que estão envolvidos nessa decisão podem ser classificados em dois grupos distintos, que são:
• Quantitativos;
• Qualitativos;
Dentro do primeiro grupo podemos considerar as seguintes variáveis:
• A comparação entre os custos de cada alternativa;
• O grau de ocupação da capacidade instalada da fábrica antes de se tomar a decisão.
No segundo grupo podemos destacar as seguintes variáveis:
• Os problemas mercadológicos;
• Os tempos de espera;
• A segurança do fornecimento a longo prazo.
"Fixação do preço de venda"
A determinação do preço de venda de um produto ou serviço é fundamental dentro das atividades comerciais e operacionais de uma empresa. No processo de determinação do preço de venda o administrador deve identificar até que ponto os custos podem ser usados e quais são os custos necessários. Além disso, o administrador não deve se restringir às informações sobre os custos, mas também considerar os aspectos mercadológicos.
Uma tomada de decisão sofre influência das previsões de resultados futuros relativos às diversas alternativas, mas nem todos os custos futuros são necessariamente relevantes a uma dada decisão.
Serão relevantes os custos que se comportarem de maneira diferente nas alternativas disponíveis.
A distinção entre custos variáveis, custos administrados e custos relevantes é estabelecida pelo ponto de referência.
Custos variáveis e administrados: se referem ao comportamento dos custos em relação ao volume de atividade em um período.
Custos e Despesas
Nesta nossa segunda aula, veremos a distinção
...