Fpga
Resenha: Fpga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sibel • 16/10/2013 • Resenha • 238 Palavras (1 Páginas) • 221 Visualizações
FPGA (Field Programmable Array) é um dispositivo semicondutor baseado num circuito integrado constituído por uma matriz de blocos lógicos configuráveis e programáveis. Estes não possuem OR ou AND, mas sim um grande arranjo de células configuráveis. O FPGA é composto basicamente por três tipos de componentes: blocos de entrada e saída (IOB- Input/Output Blocks), blocos lógicos programáveis (CLB- Configuration Logical Blocks) e chaves de interconexões (Switch Matrix). Estes blocos são organizados em uma matriz bidimensional, podem ser usados para implementar qualquer projecto hardware.
Origem
No inicio da década de 1980 a maioria dos circuitos eram implementados usando circuitos integrados de larga escala LSI (Large Scale Integrated). Cada sistema tinha a necessidade de aguma lógica para fazer a conexão entre grande circuitos. Os circuitos integrados possuíam grande tempo de desenvolvimento e custos muito elevados, portanto o uso de circuitos integrados só era viável para produtos de grande fabricação, para baixar o impacto dos custos.
Em 1984 a Xilinx introduziu a tecnologia FPGA como uma alternativa viável para a programação lógica dos circuitos integrados, pois o FPGA suporta a implementação de circuitos lógicos relativamente grandes.
Componentes do FPGA
Blocos Lógicos Programáveis (CLB): Estes blocos contêm a lógica para o FPGA. São constituídos pela, RAM para criação arbitrária de funções lógicas combinacionais, também conhecidas por look up tables (LUT), e por flip-flops para o armazenamento de elementos conjuntamente com multiplexores com fim a criar roteamentos lógicos entre os blocos e os recursos externos.
...