Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas
Resenha: Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlineUnopar • 29/4/2014 • Resenha • 718 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
Freelancer ainda é um termo relativamente novo e desconhecido para a maioria. É usado para classificar o profissional que tem liberdade para se relacionar simultaneamente com mais de um contratante sem precisar cumprir expediente em nenhum deles. Ou seja, um profissional autônomo. É uma tendência muito em alta no mercado de jornalismo, design, propaganda, web, tecnologia da informação, música e em muitos outros. O profissional que atua nessa área, tem que ter disciplina para cumprir datas de entrega e prestar um serviço satisfatório para que obtenha uma boa agenda de clientes e, que os mesmos deem boas referências do freelancer, entre outras qualidades.
Grandes organizações como a IBM (carinhosamente chamada de Big blue), Apple, Ametek, Syngenta, Adobe, entre outras, estão cada vez mais se utilizando desse recurso de contratação de temporários sem vínculos formais. Elas se diferenciam das chamadas organizações burocráticas pelos seguintes aspectos: não medem esforços para continuar evoluindo e se desenvolvendo para que possam continuar competitivas, investindo pesado em tecnologia, buscando ideias mais inteligentes e efetivas para dar continuidade ao processo de construção de um mundo mais inteligente e, para isso, contratam freelancers com a finalidade de suprir as necessidades de cada momento.
Além das empresas citadas anteriormente, podem ser citados o Facebook e o Google, como modelos de gestão “diferente”, pois, motivam seus colaboradores, investindo em lazer, pausa para relaxar, esportes, etc. Essa diferença reflete positivamente na forma como os funcionários atuam, dessa forma, eles são incentivados a produzir mais e melhor. Nos modelos clássicos de gestão, é totalmente diferente, pois, é tudo muito formal desde o ambiente físico de trabalho, que não oferece o suporte necessário e qualificado para a obtenção e prática de novas ideias, até o relacionamento com os clientes que é, muitas vezes, insatisfatório.
No texto-base do tema, pode-se observar dois tipos de recursos argumentativos: argumento de provas concretas e argumento de autoridade. O primeiro, expõe provas concretas do quanto o trabalho do tipo “freela” vem crescendo mundialmente. E o segundo, usa argumentos de fontes confiáveis, ou seja, de pessoas ligadas à área. Como é o caso de Carolina Azevedo, executiva da Michael Page e Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half. As duas empresas são consultoras de recrutamento.No item “d”, do referido texto, vemos apenas o recurso de argumento de autoridade, enquanto que no item “e” são utilizados tanto o de argumento por provas concretas(quando cita os números), quanto o de autoridade(citando as duas empresas recrutadoras).
Existem várias vantagens em ser um freelancer. Dentre elas, podem ser citadas a flexibilidade, a independência e os desafios constantes.Flexibilidade em tudo, pois, se pode trabalhar em qualquer dia, hora ou lugar. Não tem horário ou local fixo de trabalho e, dependendo do caso, basta ter um computador com acesso à internet.Independência para aqueles que não tem a mínima vocação para cargo de chefia ou com questões administrativas.Desafios constantes provocados pelas trocas sucessivas de ambiente de trabalho. Essa é uma questão de superação.
Mas a profissão não oferece somente pontos positivos. Há também várias
...