Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas
Exames: Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thamires102 • 29/5/2013 • 1.229 Palavras (5 Páginas) • 301 Visualizações
Questões Propostas:
01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
Resposta: As organizações burocráticas são organizadas com riquezas de detalhes, excessos de normas e regulamentos, padronização e grande rigidez hierárquica com decisões sempre tomadas pela cúpula, gerando grande lentidão nos processos, as mesmas também seguem uma lógica proposta pelo comando do estado. Já empresas como o modelo de gestão da IBM fazem com que seus colaboradores tenham autonomia e sejam coproprietários dos processos organizacionais com responsabilidade e comprometimento, essas empresas geralmente não têm vínculos com o país onde estão instaladas obedecendo apenas a lógica do capitalismo.
02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.
Resposta: Com a acelerada evolução da tecnologia nos últimos tempos, a economia delineia um novo e poderoso modelo de produção baseado em redes sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas abandonando a hierarquia e o controle. Os novos tempos são influenciados pelas plataformas digitais que abundam com a infestação da internet. A IBM é uma referência no uso de redes sociais desde 2001 quando o board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes sociais como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores. Atualmente a IBM é uma das evangelizadoras do mercado, praticando transferências nas informações em seus projetos. Os métodos da Google atraem talentos pois ela acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos. Enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, a Google permite que seus empregados determinem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontade e orientação. Os empregados da Google adoram trabalhar lá, não só por causa de pequenas vantagens, como horário flexível e bônus, mas eles amam o trabalho que vem de sua estrutura interfuncional. Segundo Chiavenato (2004, p.12), “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”.
03. Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.
a) São Paulo - Mais de 430.0 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...] b) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850 0 para 1,3 milhão apenas no último ano.
c) [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas — o equivalente a um terço da força de trabalho americana — dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.
d) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.
e) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. “Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema. [...]
03. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.
Resposta: Nas letras ‘a, b e c” são utilizados recursos argumentativos de prova concretas sendo estes bastantes eficazes, neles o editor faz uso de dados estatísticos baseando-se na realidade, dando força as ideias defendidas. Já na “d” e “e” o autor utiliza recursos argumentativos de autoridade onde cita frases de pessoas ligadas a assuntos que está sendo
...