Freelancers abrem espaço nas grandes empresas
Tese: Freelancers abrem espaço nas grandes empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anelen • 14/10/2013 • Tese • 1.830 Palavras (8 Páginas) • 164 Visualizações
Freelancers abrem espaço nas grandes empresas
(Por que o modelo tradicional de emprego, em que as pessoas trabalham todos os dias para o mesmo patrão, começa a perder espaço nas grandes empresas)
1 INTRODUÇÃO
Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil como freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.
Por “atuar em multifunções”, entenda-se transformar a si próprio em uma empresa. O que significa sair em busca de clientes, fazer orçamentos, desenvolver projetos, realizar um trabalho bem feito e, claro, saber cobrar pelo serviço. Além de tudo, oferecer algo diferente para se destacar da concorrência. Nem só de pequenos serviços é feito o trabalho de freelancer.
Para se tornarem ainda mais eficientes e competitivas, muitas empresas estão contratando profissionais autônomos para a realização de projetos por tempo determinado. Dados apresentados por empresas especializadas em consultorias apontam que é uma nova maneira de trabalho e que veio para ficar. Nos últimos anos, grandes corporações, entre elas, destacam-se gigantes como: IBM, Google, Facebook, Ametek e outras mais optaram por trabalhar com esse modelo tradicional de emprego. Para as empresas, há algumas vantagens: não precisa aumentar a folha de pagamento, receber um trabalho bem feito e a resolução do problema por um profissional qualificado, dentro do tempo previsto, com menor custo de negócios, associados ao aumento da margem de lucro, maior produtividade e maior nível de satisfação por parte dos funcionários. Em muitos casos, essa alternativa é escolhida para driblar a escassez de mão de obra, especialmente em fases iniciais de operações.
Controle, pressão, intolerância, falta de reconhecimento são perspectivas assustadoras para quem trabalha por si. Habitualmente associa-se a imagem do freelancer a uma pessoa independente, que não deseja está submetido a normas nem vínculos empregatícios em relação a horários, flexibilidade formas de vestir, etc. As formas já existentes de trabalho chato e cansativo dentro de escritório estão sendo trocados por alternativas laborais, onde a qualquer hora ou lugar o profissional poderá atuar.
Apresento algumas questões relacionadas a teorias e formas administrativas de grandes organizações que se adaptaram a nova realidade.
2 DESENVOLVIMENTO
Questão 01 - Segundo reportagem apresentada pela Revista exame, Edição 1035, organizações como a IBM, e outras citadas, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação, como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
Resposta: Organizações como a IBM, Google, Facebook e outras, desenvolveram uma cultura organizacional extremamente sólida, sendo conscientes do seu poder no mercado, da eficácia de sua imagem, ampliando novas habilidades e conhecimentos, criando valor para seus clientes, comunidade e nos mercados onde atuam. Observando a grande flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças, obedecem exclusivamente à lógica do capitalismo, através da inovação tecnológica, extraindo resultados dos seus colaboradores sem vínculos formais, se propondo em ser a melhor empresa de serviços, usando toda essa potencialidade para oferecer produtos cada vez melhores, rápidos, baratos e fáceis de usar. Se destacando do modelo convencional de organizações burocráticas com demasiada formalidades.
Questão 02 – Consideradas como empresa de vanguarda, as empresas de tecnologia como IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Diante do exposto, faça uma pesquisa sobre essas organizações, observando a teoria e os modelos clássicos de gestão e compare-os deixando claro onde estão as diferenças.
Resposta: Com o progresso e inovação da tecnologia, a economia mostrou um novo e influente padrão de produção baseando-se em conteúdo adaptável e organizado, desistindo da hierarquia e do controle. Sendo a pioneira no uso de redes sociais, a IBM após crise abriu mão do monopólio, investindo no mercado tecnológico como forma de compartilhar informação, adquirindo crescimento e aprendendo junto aos consumidores. Atualmente, o Facebook é o maior site de relacionamento do mundo, com mais de 550 milhões de usuários. Estabeleceu-se como líder criando aplicativos de acesso a redes sociais, sendo uma corporação, mais para contatos. Diante das transformações sociais e tecnológicas, criou modelo de gestão eficaz tendendo para a imparcialidade, sendo uma corporação mais para contatos, divulgação, onde amigos, familiares, pessoas se conhecem e até mesmo empresas se comunicam. Os métodos da Google atraem talentos, pois acredita que é possível liderar usando uma em função visão compartilhada por todos. Enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, a Google permite que seus colaboradores determinem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boa vontade e motivação. Os colaboradores da Google são motivados a trabalhar na corporação, não devido a pequenas vantagens tais como horários flexíveis e bônus, mas pela estrutura interfuncional. Os líderes da Google querem que todos "pensem em voz alta" e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e como atingi-los. A estrutura promove a transparência, pois seus colaboradores conseguem ver e contribuir para a função de liderança.
Questão 03 – A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados por grandes corporações que diante de uma grande demanda em picos de produção adotam o sistema de contratação de temporários. Aponte as diferenças com relação ao trabalho Freelancer.
Resposta: É uma alternativa econômica para as empresas que precisam de mão-de-obra para complementar o trabalho de seus funcionários ou a fim de atender uma necessidade passageira de substituição de seu pessoal regular e permanente, como por exemplo: férias, licença maternidade, licença saúde. Assim como para atender ao aumento de serviço, como "picos de venda"
...