Funcionalidade da Dynamic Asset Company
Trabalho acadêmico: Funcionalidade da Dynamic Asset Company. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudianerh • 4/5/2014 • Trabalho acadêmico • 1.449 Palavras (6 Páginas) • 184 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE BÁSICA
Montes Claros
2008
CONTABILIDADE BÁSICA
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Conceitos Introdutórios.
Orientador: Prof. José Manoel da Costa
Montes Claros
2008
SUMÁRIO
Introdução .......................................................................................................... 1
Desenvolvimento ............................................................................................... 2
Dinâmica Patrimonial ......................................................................................... 2
Contabilização Fatos Contábeis ....................................................................... 4
Balanço Patrimonial .......................................................................................... 8
Conclusão ........................................................................................................ 13
Referências ..................................................................................................... 15
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos mostrar um pouco da funcionabilidade da Dinamica Patrimonial de uma empresa, através de demonstrações de razonetes e balanços.
Distinguiremos Debito de Credito, mostraremos como elaborar balancetes e como apurar o Resultado Liquido do Exercicio e após o lançamento de todos os fatos contábeis demonstraremos como ficará o Balanço Patrimonial.
Após fazermos o Balanço, já teremos informações necessárias para fazer determinados relatórios que os gestores tanto precisam, para auxiliá-los na tomada de decisões necessárias para a sobrevivência da empresa.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 – DINÂMICA PATRIMONIAL
A dinâmica patrimonial é a sucessão de operações diárias da empresa que frequentemente modifica a estrutura patrimonial. Essas alterações podem aumentar ou diminuir o lucro líquido das empresas de acordo com os diversos atos e fatos administrativos que possam ocorrer .
Ato administrativo são ações que não interferem no patrimônio, como por exemplo a contratação de funcionários.
Fato administrativo é toda operação que modifica o patrimônio. Esses fatos são classificados como:
Fatos permutativos: São aqueles que não alteram o patrimônio líquido, representando modificações entre os componentes do Ativo ou Passivo.
Fatos modificativos: São aqueles que alteram o patrimônio líquido, podendo aumentá-lo ou diminuí-lo.
Fatos mistos: São aqueles que provocam alterações no Ativo, Passivo e no Patrimônio Líquido.
Os fatos contábeis são registrados em contas, por isso cada empresa deve ter seu próprio Plano de Contas que nada mais é, que o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de uma empresa. O plano de conta consiste em: Plano de contas do ativo, plano de contas do passivo e patrimônio líquido e plano de contas do resultado.
As expressões Ativo e Passivo nos faz pensar em Débito e Crédito, que são convenções estabelecidas e que representam as variações patrimoniais. Para todo fato contábil haverá dois lançamentos um no débito e outro no crédito, ou seja , não há débito sem que haja o respectivo crédito daí vem a expressão “Método das Partidas Dobradas”
O conceito do método das partidas dobradas é que para cada causa existe um efeito; para cada origem existe uma aplicação e para cada débito existe um crédito.
Nas empresas esses fatos são demontrados através do livro razão que atualmente é obrigatório e indispensável em qualquer tipo de empresa, ou através de razonetes.
O razonete “é uma representação grafica em forma de T bastante utilizada pelos contadores. É um instrumento didático para desenvolver o raciocínio contábil” (MARION;1998, p111)
Após o registro nos razonetes de todos os fatos contábeis ocorridos, poderemos elaborar o Balanço Patrimonial, que é uma demonstração contábil destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira da empresa. Do lado esquerdo o balanço patrimonial demonstra as contas do ativo e do lado direito as contas do passivo e patrimônio líquido.
O ativo compreende os bens e direitos. Os bens e direitos realizáveis até o fim do exercício social subsequente à data das demontrações contábeis são consideradas de curto prazo e denominadas Ativo Circulante.
...