TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Redes

Artigos Científicos: Fundamentos De Redes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 8

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

TÉCNICO EM INFORMÁTICA – MÓDULO BÁSICO A

MESSIAS ADRIANO DA MOTA – RA 120302013

PORTFÓLIO 2

Fundamentos de redes de computadores

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

MESSIAS ADRIANO DA MOTA

PORTFÓLIO 2

Fundamentos de redes de computadores

Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Informática da Faculdade ENIAC para a disciplina [Arquitetura de Computadores].

Prof. Marcus Welbs dos Santos Bertoldo.

Guarulhos

2014

RESPOSTAS

1-

O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.

Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento.

Switch

O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).

Assim como no hub, é possível ter várias portas em um switch e a quantidade varia da mesma forma.

2-

Método pelo qual ocorre a transmissão de dados:

Simplex permite a transmissão de dados que trafeguem somente em uma única direção pré-determinado. Um exemplo da vida cotidiana é o sinal de campainha pode ir apenas a partir do botão para o carrilhão. Dois outros exemplos são a televisão e radiodifusão. A norma simplex é relativamente incomum para a maioria dos tipos de aplicações baseadas em computador de telecomunicações; mesmo de dispositivos que são projetados principalmente para receber informações, tais como impressoras devem ser capazes de comunicar sinais de aviso de volta para os remetentes dispositivos.

In half duplex. Em meio a transmissão duplex pode mover em qualquer direção, mas apenas uma forma de cada vez. A imprensa para falar em telefones de rádio usados carros de polícia empregar a meio-padrão duplex, apenas uma pessoa pode falar de um tempo. Muitas vezes a linha entre uma estação de trabalho e uma CPU remoto está em conformidade com os padrões duplex meio também. Se outro computador está transmitindo a uma estação de trabalho, o operador não pode enviar novas mensagens até que o outro computador termina a sua mensagem para reconhecer uma interrupção.

Full duplex. Transmissão full duplex funciona como o tráfego em uma rua de mão única, ocupado dois os movimentos de fluxo em duas direções ao mesmo tempo. Full-duplex é ideal para as unidades de hardware que precisam passar grandes quantidades de dados entre si, como em mainframe para comunicações de mainframe.

3-

As sete camadas podem ser agrupadas em três grupos: Aplicação, Transporte e Rede:

Rede: As camadas deste grupo são camadas de baixo nível que lidam com a transmissão e recepção dos dados da rede.

Transporte: Esta camada é responsável por pegar os dados recebidos da rede e transformá-los em um formato compreensível pelo programa. Quando seu computador está transmitindo dados, esta camada pega os dados e os divide em vários pacotes para serem transmitidos pela rede. Quando seu computador está recebendo dados, esta camada pega os pacotes recebidos e os coloca em ordem.

Aplicação: Essas são as camadas mais altas que colocam os dados no formato usado pelo programa.

As sete camadas são:

Camada 7 – Aplicação: A camada de aplicação faz a interface entre o programa que está enviando ou recebendo dados e a pilha de protocolos. Quando você está baixando ou enviando e-mails, seu programa de e-mail entra em contato com esta camada.

Camada 6 – Apresentação: Também chamada camada de Tradução, esta camada converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado pela pilha de protocolos. Por exemplo, se o programa está usando um código de página diferente do ASCII, esta camada será a responsável por traduzir o dado recebido para o padrão ASCII.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com