Fundamentos Em ADM
Artigo: Fundamentos Em ADM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regi11111 • 25/10/2013 • 2.916 Palavras (12 Páginas) • 506 Visualizações
Cachoeiro de Itapemirim
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 EVULUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 6
2.1 ABILIDADES DO ADMINISTRADOR 6
2.2 VISÃO DO SER HUMANO 6
2.2.1 Weber 6
2.2.2 Karl Marx 7
2.2.3 Emile Durkhiem 7
3 TEORIAS DO TRABALHO 8
3.1 A VISÃO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CAPITALISTA, E SEUS CONCEITOS 8
3.1.1 karl Marx 8
3.1.2 emile Durkheim 8
3.1.3 Max Weber 9
3.2 CONCEITOS DE ANOMIA , RACIONALIZAÇÃO, E ALIENAÇÃO 9
3.2.1 Anomia Por Durkeim 10
3.2.2 Racionalização Por Weber 10
3.2.3 Racionalização Por Weber 10
3.3 ITERPRETAÇÃO DO TRABALHO PELAS TEORIAS MARXISTAS, WEBERIANAS, E POSITIVISTAS 10
3.3.1 Teoria Positivista 11
3.3.2 Teoria Weberiana 11
3.3.3 Teoria Marxista 12
4 O HOMEM NA IDADE MODERNA 13
5 APRESENTAÇÃO DOS NÍVEIS DE LINGUAGEM 14
6 PESQUISA 15
7 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
1INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar das habilidades do administrador, de como Durkeim, Marx, e Weber viam o ser humano. Falaremos também sobre como as três teorias interpretam o trabalho nos dias de hoje. Mostraremos os níveis de linguagem, e como as situações de comunicação podem interferir no trabalho do administrador. Por fim mostraremos uma pesquisa feita com um gestor e um funcionário de uma mesma empresa, suas opiniões e a analise desta pesquisa.
2 EVULUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
2.1 ABILIDADES DO ADMINISTRADOR
O administrador é a pessoa responsável por conduzir todo o processo de administrar, podendo ser exercida como profissão liberal ou não mediante:
Pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessorias, em geral, chefia intermediaria e direção superior;pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração, seleção de pessoal administração de material, administração financeira administração mercadológica, administração de produção, relações industriais.
Em plena atividade o Administrador ocupa varias posições estratégicas nas organizações e desenvolve funções que sustenta o crescimento dos negócios. Para sustentar sua posição, o Administrador deve desenvolver suas habilidades e algumas características são fundamentais para o perfil de um bom Administrador. Com o passar do tempo as habilidade do administrador se alteram.
2.2 VISÃO DO SER HUMANO
2.2.1 Weber
O objetivo para Weber era a ação social, baseava-se em critérios internos aos indivíduos. Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Para ele as normas e regras sociais são os resultados do conjunto de ações individuais. Sendo assim o indivíduo é mais importante do que a sociedade, pois é ele quem faz a mesma, pois participam da sua criação social sendo na família, na escola, partido político, a igreja, etc.
2.2.2 Karl Marx
A realidade deste mundo não deve ser explicada com base em uma realidade divina. Marx tem uma visão do ser humano muito mais profunda, que insere o indivíduo em um ambiente e em um contexto histórico, mas projeta-o rumo ao infinito. Sua natureza se resume a dialética trabalhista, onde ele produz e modifica o ambiente à sua volta e ao mesmo tempo é transformado por ela. Para Marx, "A raiz do homem é o próprio homem", Marx denomina sua filosofia por isso mesmo de "humanismo real". O real primeiro e originário para o homem é o próprio homem. É dele, portanto, que o novo pensar também tem de partir. É da essência da práxis humana que ela se realize na relação com o outro. Marx ressalta com toda clareza: o homem vive desde sempre em uma sociedade que o supera. "O indivíduo é o ser social."
2.2.3 Emile Durkhiem
O que distingue o homem dos animais? Durkheim poderia confortavelmente responder: “nada”. Este autor, de influências positivistas, chega a afirmar explicitamente que não há distinção entre homens e animais a não ser de grau. Veremos, no entanto, que, apesar de ver o ser humano como um animal entre outros, Durkheim ainda assim lhe confere um lugar elevado em uma hierarquia valorativa. O indivíduo humano é, ainda aqui, valioso, apenas com a diferença de que tal valor decorre de características que lhe são emprestadas pela sociedade, não de características imanentes ao indivíduo. Na verdade, para Durkheim é a sociedade que é algo valioso. Ela supera os indivíduos. Ela lhes confere aquilo que os torna homens.
3 TEORIAS DO TRABALHO
3.1 A VISÃO DE TRABALHO DA SOCIEDADE CAPITALISTA, E SEUS CONCEITOS
3.1.1 Karl Marx
Karl Marx acreditou que a compreensão dos processos históricos não pode ser feita sem referencia às maneiras como os homens produzem sua sobrevivência material, com isso, se produziu uma visão principalmente econômica da
...