Função de contador
Projeto de pesquisa: Função de contador. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sidnea • 12/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 171 Visualizações
1.0 – INTRODUÇÃO
As mudanças tecnológicas, o crescimento das organizações e a complexidade do ambiente econômico; vem atingindo todo entendimento empresarial, principalmente as microempresas, que por consequência têm exigido dos profissionais da área de Contabilidade, cobranças relacionadas às competências e habilidades múltiplas que demandam adaptabilidade e apropriação de novos conhecimentos voltados às exigências de uma economia globalizada e em constante evolução.
Diante desse progresso atual que o mundo vive e o fim da burocracia para registrar o negócio, as instituições de pequeno porte por não realizar um planejamento minucioso, não suportam as pressões do cotidiano e acabam encerrando suas atividades, os empresários argumentam que a instabilidade econômica seria a principal vilã.
Portanto, nas pequenas empresas, o Contador acaba sendo substituído, na medida em que seus administradores exercem as etapas de execução e controle, muitas vezes de forma inconsciente. E desta forma, o empresário definirá o planejamento de modo equivocado, pois tende a valorizar a lucratividade no tempo presente, em detrimento dos objetivos de longo prazo, especialmente ligados, a permanência do comércio.
Resnik ( 1991, p.137-138 ) mostra que alguns proprietários de pequenas empresas têm a visão de que a função da Contabilidade e os dados por ela informados são “um mal necessário”. Já que se contentam em ver apenas os números das vendas e o lucro líquido.
É uma ótica desenvolvida por longos anos de serviços prestados por profissionais “guarda livros”, que realiza um trabalho de forma mecânica e de total indiferença com o desenvolvimento e permanência do estabelecimento que presta serviço. Uma forma arcaica e totalmente equivocada destes profissionais, já que o desenvolvimento mundial requer um profissional dinâmico, técnico, consciente e em constante busca de novos conhecimentos, que possibilite extrair as melhores informações e alimentar os empresários de forma correta e tempestiva.
Cosenza ( 2001, p. 61 ) ressalta que “os profissionais que, permanecerem, presos ao passado realizando na Contabilidade só a contabilização de impostos, debitando e creditando sem acrescentar conhecimentos novos a empresa, estarão com seus dias contados”.
Com a facilidade de se obter informações em virtude dos modernos “Sistemas de Informações”, existentes no mercado, é que se faz necessário um profissional detentor de um conhecimento, que o torne capaz de interpretar com agilidade e clareza as informações, para transmitir em tempo hábil a seus clientes.
Analisando a nova ótica a respeito do profissional de Contabilidade, o presente estudo foi desenvolvido como maneira de questionar o seu papel junto aos microempresários no desenvolvimento do comércio do Município de Itiúba – BA.
1.1- PROBLEMA
No contexto atual, as funções do Contador não se restringem mais as meras escriturações contábeis e fiscais. É necessário um profissional com, conhecimentos sociais e técnicos em função do amplo mercado que se apresenta na nova conjuntura empresarial.
Com o crescimento significativo do número das microempresas e o avanço tecnológico, se faz necessário à presença de um profissional capaz de fornecer informações precisas que garanta o desenvolvimento e continuidade da organização. Partindo desse pressuposto é importante saber: O profissional contábil do Município de Itiúba – BA possui conhecimentos para auxilia seus clientes no gerenciamento de seu comércio?
1.2 – HIPÓTESE
HIPÓTESE 1
Acredita-se que através do aperfeiçoamento profissional os trabalhadores da área de Contabilidade, contribuirão de forma oportuna junto aos comerciantes para o progresso e permanência da empresa.
HIPÓTESE 2
Grande parte das pequenas empresas não conseguem completar mais de um ano de existência por deficiências em aspectos administrativos, então um profissional contábil qualificado é capaz de mudar esta triste realidade.
HIPÓTESE 3
Percebe-se que o elo para alcançar a prosperidade do Município de Itiúba – Ba, é a interação, entre o Contabilista e o Microempresário.
1.3 - JUSTIFICATIVA
Nos últimos anos o avanço tecnológico e as mudanças ocorridas pela globalização, ressaltam a relevância de um profissional, sempre atualizado no presente com olhos voltados para o futuro, buscando informações inovadoras que atenda às necessidades do cliente e a continuidade da organização, para não perde espaço no mercado de trabalho.
E nesse contexto, encontra-se o Contador que munindo de informações tempestivas, é vital para alavancar o desenvolvimento das microempresas e solidificar seus empreendimentos. Porém nem todos os profissionais contábeis desejam mudar este paradigma de guarda livros e os microempresários, por não serem conhecedores, de que o papel deste profissional não se restringe só a contabilização de impostos e sim, como parte integrante no desenvolvimento da empresa, não da muita importância para a qualificação do profissional que fará parte de sua organização. Procurando mudar esta ótica, este projeto foi desenvolvido, para que o Contador busque adquirir conhecimentos pertinentes, que o forneça respaldo, para mudar esta visão que a maioria dos pequenos comerciantes, possui a respeito deste profissional, para que exista uma interação entre esses profissionais e como resultado garanta o desenvolvimento do referido comércio.
1.4 – RELEVÂNCIA
Ao desenvolver essa pesquisa sobre a capacidade, que o
...