Funções Da Educação De Jovens E Adultos
Monografias: Funções Da Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Larissa945 • 24/8/2014 • 1.821 Palavras (8 Páginas) • 349 Visualizações
Funções da educação de jovens e adultos
Função reparadora: não se refere apenas à entrada dos jovens e adultos no âmbito dos direitos civis, pela restauração de um direito a eles negado – o direito a uma escola de qualidade –, mas também ao reconhecimento da igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano de ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante. Mas não se pode confundir a noção de reparação com a de suprimento. Para tanto, é indispensável um modelo educacional que crie situações pedagógicas satisfatórias para atender às necessidades de aprendizagem específicas de alunos jovens e adultos.
Função equalizadora: relaciona-se à igualdade de oportunidades, que possibilite oferecer aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, nos espaços da estética e nos canais de participação. A equidade é a forma pela qual os bens sociais são distribuídos tendo em vista maior igualdade, dentro de situações específicas. Nessa linha, a EJA representa uma possibilidade de efetivar um caminho de desenvolvimento a todas as pessoas,de todas as idades, permitindo que jovens e adultos atualizem seus conhecimentos, mostrem habilidades, troquem experiências e tenham acesso a novas formas de trabalho e cultura.
Função qualificadora: refere-se à educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não escolares. Mais que uma função, é o próprio sentido da educação de jovens e adultos.
Filosofia e Princípios Didático-Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos
A educação de adultos exige uma inclusão que tome por base o reconhecimento do jovem adulto como sujeito. Coloca-nos o desafio de pautar o processo educativo pela compreensão e pelo respeito do diferente e da diversidade: ter o direito a ser igual quando a diferença nos inferioriza e o de ser diferente quando a igualdade nos descaracteriza. Ao pensar no desafio de construirmos princípios que regem a educação de adultos, há de buscar-se uma educação qualitativamente diferente, que tem como perspectiva uma sociedade tolerante e igualitária, que a reconhece ao longo da vida como direito inalienável de todos.
A Educação de Jovens e Adultos – EJA, enquanto modalidade educacional que atende trabalhadores, tem como finalidade e objetivos o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo a que os educando venham a participar política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e compromisso político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual e moral.
Tendo em vista este papel, a educação deve voltar-se para uma formação na qual os alunos possam: aprender permanentemente, refletir criticamente; agir com responsabilidade individual e coletiva; participar do trabalho e da vida coletiva; comportasse de forma solidária; acompanhar a dinamicidade das mudanças sociais; enfrentar problemas novos construindo soluções originais com agilidade e rapidez, a partir da utilização metodologicamente adequada de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos.
As relações entre cultura, conhecimento e currículo, oportunizam uma proposta pedagógica pensada e estabelecida a partir de reflexões sobre a diversidade cultural, tornando a mais próxima da realidade.
ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA
Variedades linguísticas
⇒ Norma culta, dialetos, gírias, regionalismos, outras formas de registros.
⇒ Funções da linguagem.
⇒ Linguagem verbal e não verbal.
Gêneros textuais ou discursivos
⇒ Elementos da construção dos diferentes gêneros discursivos e tipos de textos(informativo, instrucional, poético, narrativo, carta, bilhete, sinopse, etc.)
⇒ Análise do discurso: linguagem, aspecto formal, finalidade, estilo, ideologia, posição do autor, ideologia, contexto histórico, social, econômico, político, entre outros.
⇒ Elementos coesivos e coerência textual: unidade temática, elementos lógico discursivos, tese, organização dos parágrafos, contexto discursivo, interlocutor, ideia central, sequência lógica, progressão, retomada dos elementos coesivos, título como elemento coesivo entre outros.
⇒ Discurso direto e indireto.
⇒ Recursos visuais, sonoros, olfativos, gráficos, etc.
⇒ Relações referenciais: elipse, repetição, sinais de pontuação.
⇒ Aspectos formais do texto: acentuação, pontuação, ortografia, paragrafação, título,legibilidade, aceitabilidade, entre outros.
⇒ Ambiguidade como problema de construção do texto.
⇒ Informações explícitas, implícitas e intertextualidade.
⇒ Relações entre imagem e texto.
Elementos Gramaticais na construção do texto
⇒ Pontuação e seus efeitos de sentido na construção do texto: vírgula, ponto-e-vírgula,ponto final, ponto de interrogação, exclamação, dois pontos, aspas, parênteses,travessão, reticências, entre outros.
⇒ Emprego da crase na construção do texto.
⇒ Classes de palavras: substantivo, adjetivo, verbo, preposição, conjunção, artigo,numeral, pronome, advérbio e interjeição na construção do texto.
⇒ Sujeito e predicado na construção do texto.
⇒ Vozes do verbo na construção do texto.
⇒ Adjunto adnominal e complemento adnominal na construção do texto.
Organização dos conteúdos de matemática
Sistema de Numeração Decimal
Números Naturais
Adição e subtração no conjunto N (perímetro)
Multiplicação e divisão no conjunto N ( AREA)
Resolução de Problemas
Potenciação e Radiciação no conjunto N
Expressões numéricas
Divisibilidade
Múltiplos e divisores
...