Fórmula de composição
Seminário: Fórmula de composição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sarah_godoy • 1/11/2013 • Seminário • 563 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
Juros compostos são os juros de um determinado período somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes, esses juros são representados através de um percentual.
A fórmula de juros compostos pode ser escrita através da remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, e o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse valor. O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia.
O atual sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade quando comparado ao regime de juros simples, uma vez que juros compostos incidem mês a mês, de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal. Juros compostos são muito usados no comércio, como em bancos. Os juros compostos são utilizados na remuneração das cadernetas de poupança, e é conhecido como “juro sobre juro”.
A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia. A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a principal Ferramenta de controle da inflação, funcionando como a taxa de juros básica adotada no país
Resolução do Caso A (utilizando a calculadora HP12c):
I – Correta:
PV – 4.280,87
FV - 6.481,76
N – 1389
I = 0,02987 % ao dia.
II – Afirmativa
III – Afirmativa
CASO B
ETAPA 4
Empréstimo é um termo designado ao surgimento de uma dívida, ou seja, quando um capital é concedido a alguém por determinado período, podendo ou não ser acrescido de uma taxa de juros. Quem assume a dívida obriga-se a pagá-la da seguinte forma: o valor tomado emprestado mais os juros devidos, no prazo estipulado no acordo inicial.
Os empréstimos podem ser classificados como Curto e médio prazos quando se caracterizam por serem saldados em até três anos ou Longo prazo, acima de três anos.
O Ato de pagar as prestações que foram geradas mediante tomada de empréstimo se chama sistema de amortização. Nos sistemas de amortização os juros serão sempre cobrados sobre o saldo devedor (valor do débito em um determinado instante de tempo), considerando a taxa de juros compostos, sendo que, se não houver pagamento de uma parcela, levará a um saldo devedor maior, calculando juro sobre juro.
O Sistema de amortização constante - SAC é um sistema onde a taxa de juros sempre incidirá sobre o saldo devedor da divida, ou seja, os juros são calculados, a cada período, multiplicando-se a taxa de juros contratada (na forma unitária) pelo saldo devedor existente no período anterior. Já o sistema PRICE (Sistema Frances) a taxa de juros é calculada sobre o capital inicial e o valor montante final é dividido em prestações iguais a cada período, a dívida fica completamente saldada na última prestação.
Outra forma de sistema da amortização é o SISTEMA AMERICANO, Após certo prazo o devedor paga, em uma única parcela, o capital emprestado,
...